Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Maio de 2010 @ 11:08

Exclusivo: Lumen FM visa aumento de potência em Curitiba

Curitiba – Emissora entra com pedido de mudança de classe

Publicidade

Com base no plano de distribuição de concessões da Anatel, a Lumen FM 99.5 de Curitiba entrou com um pedido de alteração de sua classe de potência. Essa classificação impõe limites de operação para as rádios, ou seja, aumenta ou diminui seu raio de cobertura. O pedido de mudança foi feito em abril deste ano.

Atualmente a Lumen FM opera com base na classificação A4 da Anatel, ou seja, possui um raio de segurança de 24km (contorno protegido). Em resumo, nenhuma outra estação pode interferir no sinal da 99.5 dentro desse raio. Essa distância é medida a partir do sistema irradiante da estação. O pedido de mudança visa a classe A1, aumentando o contorno protegido para um raio de 40km. Lembrando que esse raio não determina o alcance máximo de uma estação.

O mais importante dessa mudança é anular as áreas de sombras em Curitiba. Em uma cidade com mais de 800 mil habitantes é possível que várias FMs sofram com áreas de sombras, ocasionadas por diversos obstáculos. Prédios, interferências de outras torres (rádios FMs) e relevo costumam gerar essas áreas, situação claramente observada na cobertura da Lumen FM 99.5 (Curitiba possui uma população superior a 1,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE).

Em várias áreas de Curitiba e região metropolitana é possível sintonizar a programação da Mundi FM 99.3 de Ponta Grossa, potente estação de classe A1. O sinal da Mundi não chega a interferir na Lumen dentro da capital paranaense, porém em algumas áreas da Grande Curitiba é possível perceber que o sinal da Mundi é mais forte que o da Lumen.

A outra emissora do Grupo Lumen, a sertaneja Clube FM 101.5, é considerada uma das rádios mais potentes e abrangentes do Sul do Brasil, ao lado das estações Transamérica Pop FM 100.3 e BBN FM 92.3 (estações de classe E3).

Em A1 a Lumen deve ter uma cobertura equivalente às das rádios 98 FM 98.9, Jovem Pan 2 FM 103.9, Caiobá FM 102.3, 91 Rock FM 91.3, entre outras. Porém é bom destacar que a cobertura e alcance máximo variam conforme estrutura da estação e localização da torre, entre outros aspectos importantes.

Em breve mais detalhes sobre a mudança na Lumen e novidades de outras estações de Curitiba.

Colaboração de Luiz Fernando

Clique aqui e acesse o conteúdo técnico do Tudo Rádio.com

Veja também as classes de potências (clique aqui).

Confira a lista de rádios de Curitiba (clique aqui).

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.