Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010 @ 07:08

Exclusivo: Maringá confirma liderança através de pesquisa do Instituto Ibope

Maringá – Mix, Massa e Catedral aparecem na sequência

Publicidade

O Instituto Ibope realizou em abril uma medição de audiência na cidade de Maringá, atingindo todas as FMs que visam o mercado da cidade paranaense em questão. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 a 19 de abril, envolvendo praticamente todas as rádios de Maringá e arredores. Algumas FMs não assinaram a pesquisa e tiveram seus índices de audiência sem identificação.

A pesquisa confirmou o favoritismo local da popular Maringá FM 97.1. A emissora aparece na primeira colocação do ranking do Instituto Ibope, nas pesquisas comercial e geral. Porém a distância em relação à segunda colocada geral não é grande. A vice-liderança é ocupada pela Mix FM 97.9, rádio que em algumas faixas de horário aparece em primeiro geral (também nas duas pesquisas).

O crescimento da Mix chega a ameaçar a liderança da Maringá FM que, em comparação com a pesquisa SEBRAE realizada em 2008, caiu 16% depois da chegada da rede jovem. No cruzamento das duas pesquisas, a queda em seu índice de audiência pode ser considerada expressiva. A pesquisa SEBRAE foi a última medição de audiência de rádio válida no município.

Também comemoram o resultado no ranking geral do Ibope as FMs Massa FM 92.3 e Catedral FM 106.5. As duas emissoras apareceram bem posicionadas no ranking geral e principalmente no comercial. A Massa aparece na terceira colocação geral, sendo também responsável pela diminuição da audiência geral da líder Maringá e a Catedral ocupa a quarta colocação no comercial, a frente da tradicional Cultura FM 102.5.

O ranking constatou um fato curioso: das quatro primeiras colocadas no horário comercial, três delas possuem menos de cinco anos no ar. A Massa veio primeiro em 2006, sendo a primeira retransmissora da rede paranaense (a primeira foi a matriz 97.7 FM de Curitiba, inaugurada neste mesmo ano). Em 2008 o mercado de Maringá acompanhou as estréias da Catedral FM 106.5 e da Mix FM 97.9, novatas na cidade.

Fecham a pesquisa as rádios Jovem Pan 2 FM 101.3, Novo Tempo FM 104.9, CBN FM 95.5, Nativa FM 105.7 e mais três emissoras não identificadas pela pesquisa (consta o índice, sem revelar o nome de cada estação). Em resumo: resultado positivo para as emissoras consideradas "novatas" no mercado de Maringá.

Outra surpresa foi a presença da Nativa FM na pesquisa, emissora que oficialmente não possui mais do que cinco meses de trabalhos em Maringá. As demais FMs com sinal local a bom na cidade são: UEM FM 106.9, Cesumar FM 94.3, Rede Aleluia FM 104.3, Maia FM 99.3 e Tribuna Soft FM 89.5

Dados referentes às pesquisas: geral (05-00h, todos os dias) e comercial (06h-19h, segunda à sexta). Período: 12/04 a 19/04 de 2010 – Instituto Ibope


Clique aqui e veja a lista completa de rádios que atingem Maringá


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.