Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010 @ 08:55

Curiosidade: Anatel libera concessão ?colada? na Nativa

São José do Rio Preto – Nova FM deverá operar com baixa potência

Publicidade

A Anatel, órgão que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão no Brasil, através do Ministério das Comunicações, autorizou recentemente a operação da primeira FM comercial de Novais, pequeno município do interior paulista. A curiosidade que envolve essa nova concessão é a proximidade da rádio com o canal que abriga uma emissora própria da Rede Nativa, do Grupo Bandeirantes.
 
A futura FM de Novais deverá operar em 101.9 FM, conforme informações no Plano Básico de Distribuição de Canais da Anatel, sendo uma concessão de baixa potência (Classe C – mais detalhes aqui). A FM estará “colada” na Nativa FM 102.1 de São José do Rio Preto, além de encontrar a 101 FM 101.7 de Jaboticabal nos arredores do município de Vista Alegre do Alto.
 
Para a 101 FM de Jaboticabal a presença da 101.9 FM de Novais não deverá acarretar em problemas, já que a área protegida e de interesse na estação não é esta região do estado. Já para a Nativa de São José do Rio Preto, parte de sua área de cobertura sofrerá com a presença da futura 101.9 FM de Novais, impedindo o avanço da 102.1 FM nos arredores de Catanduva (município vizinho a Novais).
 
Porém a situação não preocupa a Rede Nativa. Novais e Catanduva não são áreas de cobertura da Nativa FM 102.1, por mais que a estação alcance as duas cidades com um sinal que oscila entre qualidade boa e local. Isso se deve a presença da Nativa FM 89.7 de Catanduva, rádio que tem essa área como seu foco de abrangência e interesses comerciais.
 
Não é a primeira vez na região que uma FM nova fica “colada” a outra estação mais tradicional. O mesmo ocorre entre a própria Nativa FM 89.7 de Catanduva e a potente FM Diário FM 89.9 de Mirassol. Essa situação também foi observada durante alguns anos entre a Classic Hits FM 106.3 de Catanduva (torre em Ibirá) e a 103.9 FM de Guapiaçu (até o ano passado a 106.3 FM ocupava a freqüência 104.1 FM).
 
Aos poucos os órgãos que regulamentam a radiodifusão vão “limpando” e organizando o espectro radiofônico. Primeiro é liberada a concessão de baixa potência e tomado os cuidados técnicos para não ocorrerem danos ao contorno protegido da estação já existente. Ao pleitear um aumento de potência, a nova estação geralmente tem sua freqüência alterada pela Anatel, evitando interferências mais graves. Existem exceções, principalmente em áreas que o dial FM já está intensamente ocupado (eixo Campinas-São Paulo).
 
Ainda não está definida a data de estréia da 101.9 FM de Novais e se a estação deverá focar suas operações em Catanduva, principal município da área de cobertura da futura FM. Em breve mais detalhes sobre o rádio do interior paulista.
 
Clique aqui e veja a lista de FMs que alcançam essa área de São Paulo
 
Colaboração de Daniel Bejota

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.