Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010 @ 08:55

Curiosidade: Anatel libera concessão ?colada? na Nativa

São José do Rio Preto – Nova FM deverá operar com baixa potência

Publicidade

A Anatel, órgão que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão no Brasil, através do Ministério das Comunicações, autorizou recentemente a operação da primeira FM comercial de Novais, pequeno município do interior paulista. A curiosidade que envolve essa nova concessão é a proximidade da rádio com o canal que abriga uma emissora própria da Rede Nativa, do Grupo Bandeirantes.
 
A futura FM de Novais deverá operar em 101.9 FM, conforme informações no Plano Básico de Distribuição de Canais da Anatel, sendo uma concessão de baixa potência (Classe C – mais detalhes aqui). A FM estará “colada” na Nativa FM 102.1 de São José do Rio Preto, além de encontrar a 101 FM 101.7 de Jaboticabal nos arredores do município de Vista Alegre do Alto.
 
Para a 101 FM de Jaboticabal a presença da 101.9 FM de Novais não deverá acarretar em problemas, já que a área protegida e de interesse na estação não é esta região do estado. Já para a Nativa de São José do Rio Preto, parte de sua área de cobertura sofrerá com a presença da futura 101.9 FM de Novais, impedindo o avanço da 102.1 FM nos arredores de Catanduva (município vizinho a Novais).
 
Porém a situação não preocupa a Rede Nativa. Novais e Catanduva não são áreas de cobertura da Nativa FM 102.1, por mais que a estação alcance as duas cidades com um sinal que oscila entre qualidade boa e local. Isso se deve a presença da Nativa FM 89.7 de Catanduva, rádio que tem essa área como seu foco de abrangência e interesses comerciais.
 
Não é a primeira vez na região que uma FM nova fica “colada” a outra estação mais tradicional. O mesmo ocorre entre a própria Nativa FM 89.7 de Catanduva e a potente FM Diário FM 89.9 de Mirassol. Essa situação também foi observada durante alguns anos entre a Classic Hits FM 106.3 de Catanduva (torre em Ibirá) e a 103.9 FM de Guapiaçu (até o ano passado a 106.3 FM ocupava a freqüência 104.1 FM).
 
Aos poucos os órgãos que regulamentam a radiodifusão vão “limpando” e organizando o espectro radiofônico. Primeiro é liberada a concessão de baixa potência e tomado os cuidados técnicos para não ocorrerem danos ao contorno protegido da estação já existente. Ao pleitear um aumento de potência, a nova estação geralmente tem sua freqüência alterada pela Anatel, evitando interferências mais graves. Existem exceções, principalmente em áreas que o dial FM já está intensamente ocupado (eixo Campinas-São Paulo).
 
Ainda não está definida a data de estréia da 101.9 FM de Novais e se a estação deverá focar suas operações em Catanduva, principal município da área de cobertura da futura FM. Em breve mais detalhes sobre o rádio do interior paulista.
 
Clique aqui e veja a lista de FMs que alcançam essa área de São Paulo
 
Colaboração de Daniel Bejota


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.