Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2010 @ 08:48

Avenida Paulista: Um dos símbolos do rádio completa 119 anos

São Paulo ? A Avenida Paulista completou ontem 119 anos de existência

Publicidade

Ontem o jornal Estado de S.Paulo deu destaque para o aniversário de 119 anos da Avenida Paulista, principal centro financeiro do país, conhecida em nosso setor como a casa das principais estações de rádio do Brasil. Foram selecionadas algumas fotos de acontecimentos e curiosidades referentes à avenida, retrato que geralmente é marcado pelas torres de comunicações instaladas nos topos dos edifícios.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891 a região também foi palco de uma das primeiras transmissões que originaram o rádio como conhecemos hoje. É de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil a partir de São Paulo, mais precisamente em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo, transmitindo e receptando sinais da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte). Clique aqui e saiba mais.

Hoje a Avenida Paulista é casa de várias estações de rádio, donas das melhores estruturas técnicas do país. Essas instalações estão à vista da população, participando também do cartão-postal do local. A Avenida Paulista passou a abrigar as emissoras de rádio que estavam instaladas na região da Sé (centro histórico de São Paulo), principalmente após a criação das estações de rádio em FM.

A altitude da Avenida Paulista foi um dos fatores determinantes para a instalação das emissoras FMs na região, sendo superior a 830 metros de altitude em vários pontos (maior que a média da capital paulista, que está a cerca de 760 metros). O fato do logradouro ser um importante centro financeiro do país também é um atrativo para a instalação dessas rádios.

Repeteco: Aproveite e faça um tour pelas estruturas de rádio instaladas na Avenida Paulista e regiões próximas. Clique nos links a seguir (serviço ?Street View? do Google Maps).


Ponto 01 ? Prédio que abriga a Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo ? clique aqui

Ponto 02 ? Prédio da Gazeta que abriga rádios como Gazeta FM 88.1, Gazeta AM 890, CBN FM 90.5, entre outras ? clique aqui e clique aqui (fachada)

Ponto 03 ? Rede Mundial (Tupi FM 104.1, Kiss FM 102.1, entre outras), além das rádios Alpha FM 101.7, Metropolitana FM 98.5, entre outras ? clique aqui

Ponto 04 (*) ? Torre do Grupo Bandeirantes (estrutura da Band FM 96.1, BandNews FM 96.9, entre outras...) ? clique aqui

Ponto 05 ? Torre do prédio localizado na Oswaldo Cruz ? ponto de transmissão da 89 FM 89.1 e estúdios da Imprensa FM 102.5 ? clique aqui

Ponto 06 ? Torre da Energia 97 FM 97.7 ? lado esquerdo da imagem ? clique aqui

Ponto 07 (*) ? Torre e prédio da Mix FM 106.3 de São Paulo (próxima à Paulista) ? clique aqui

* Torres que não estão na Avenida Paulista, mas fazem parte da paisagem da região (principalmente das fotos aéreas tiradas da avenida).

MAIS FOTOS - Veja fotos de torres de rádio, TV e outros serviços acessando o endereço a seguir: http://www.skyscraperlife.com/brazil/9236-antenas-e-torres-de-sao-paulo.html



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.