Um novo projeto radiofônico vai iniciar seus trabalhos no Norte do Paraná. Trata-se da já citada pelo Tudo Rádio.com Caribe FM 105.7, emissora que voltará sua programação à Maringá e arredores. A rádio inicia suas transmissões através de um canal relativamente novo na cidade, mercado que hoje é considerado um dos mais disputados do interior do país (levando em relação a população da cidade e o número de rádios em FM).
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A Caribe FM estréia em definitivo a partir do próximo dia 10, transmitindo sua programação popular/eclética via 105.7 FM. O canal que abriga a nova FM é uma concessão do município de Sarandi, vizinho à Maringá. Essa posição geográfica concede à nova rádio uma cobertura de sinal local nas duas cidades (alguns dos municípios mais populosos dessa área do Paraná). Antes a concessão que ocupa os 105.7 FM transmitia sua grade em 88.3 FM, com baixa potência.
Nos últimos anos a FM sofria com interferências ocasionadas pela presença de rádios comunitárias em 105.9 FM, frequência que a Anatel destinou a esse tipo de serviço em radiodifusão. Nos últimos meses as emissoras comunitárias legalizadas da região foram realocadas no dial, passando a operar em 91.3 FM. Com isso a 105.7 FM passou a ter sinal local em Maringá e arredores. Os estúdios estão localizados no Shopping Maringá Park e a coordenação do projeto é de André Luy (ex-Rede Massa FM).
A emissora já foi uma afiliada da Band FM e era uma concessão de baixa potência de Sarandi, operando em 88.3 FM. O sinal da rádio não era local em Maringá, situação que dificultou os trabalhos da rede paulista na região. Com a mudança para 105.7 FM, a rádio local anunciou que seria uma afiliada da Nativa FM, chegando a executar parte da grade da rede paulista, porém essa inauguração nunca ocorreu oficialmente. A Nativa está presente no Norte do Paraná desde 2009 através da 95.1 FM de Arapongas.
Maringá é um dos municípios do interior do país que abriga um mercado de rádio FM bastante competitivo, rivalizando com a vizinha e maior em população Londrina. São 13 FMs entre rádios instaladas na cidade e emissoras de municípios vizinhos que focam o mercado de Maringá, sendo um número expressivo na comparação com outras cidades mais populosas. Das 10 estações, 5 são afiliadas/repetidoras de redes nacionais com expressivo trabalho local em Maringá.
A Caribe inicia suas operações na próxima terça-feira e terá áudio ao vivo on-line.
Veja aqui e ouça a lista de rádios em FM sintonizadas com sinal local em Maringá
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: