Sexta-Feira, 29 de Julho de 2011 @ 08:46
Brasília – Emissora deixa os 94.1 para operar em 102.3 FM
Mudança em Brasília. Desde meia-noite de ontem a Kiss FM está operando a partir de uma nova frequência no Distrito Federal. A emissora controlada pela Rede Mundial de Comunicação deixou os 94.1 FM para iniciar as transmissões em 102.3 FM, após três anos de trabalhos ininterruptos no mesmo canal. A Kiss FM 102.3 é integrante da Rede Kiss, marca que também está presente nos mercados de São Paulo, Campinase no litoral paulista.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A alteração de canal ocorreu na virada do dia 27 para 28 (ontem), à meia-noite (horário de Brasília). Com a mudança de canal a Kiss FM amplia a qualidade de seu sinal no Distrito Federal, já que a 102.3 FM possui uma melhor propagação de sinal em Brasília do que a 94.1 FM. Os dois canais são concessões de municípios goianos, porém a “nova casa da Kiss” está localizada mais próxima de Brasília do que a anterior. Antes da Kiss assumir os 102.3 FM quem ocupava a frequência era a adulta BR FM, também controlada pela Rede Mundial.
Pelas informações da Anatel, a frequência tem sede na cidade de Alexânia (GO), distante 100 quilômetros de Brasília e tem potência de classe B1 (clique aqui e entenda mais). A topografia do município goiano auxilia na propagação do sinal da 102.3 FM no Distrito Federal. Por enquanto a Kiss FM também segue sendo sintonizada em 94.1 FM, mas está com sinal baixo em alguns locais da capital federal. Resta aguardar para onde será direcionada a BR FM ou se ela sairá em definitivo do ar.
Com isso, a Kiss FM e a Top FM 98.3 são as únicas emissoras da Rede Mundial de Comunicação que estão no ar em Brasília. Já passaram pela Capital Federal as sertanejas Tupi FM e 98 FM, as adultas BR FM e Scalla FM e a popular Apollo FM.
Trajetória da Kiss FM no Distrito Federal
Após uma breve ausência do Distrito Federal, em maio de 2008 a emissora retomou seus trabalhos em 94.1 FM. A primeira transmissão da marca Kiss em Brasília aconteceu entre 2005 e 2006. Neste mesmo ano a rádio encerrou suas operações para a entrada da Tupi FM no Distrito Federal. Logo após a Kiss reiniciou suas atividades em 94.1, deixando novamente a frequência em março de 2007 (essa segunda passagem durou cerca de três meses).
Entre 2007 e 2008 Brasília e região foram cobertas pelo sinal da Apollo FM, outra marca popular da Rede Mundial. Há três anos a Kiss retomou os trabalhos nesta mesma frequência (94.1), substituindo em definitivo a programação da Apollo no Distrito Federal. Foram três anos de trabalhos sem grandes interrupções, enfrentando apenas algumas oscilações de sinal em Brasília e cidades satélites.
A 94.1 FM é uma concessão do município Corumbá de Goiás, interior goiano e a 102.3 FM é de Alexânia. Em 102.3 FM o sinal da Kiss FM é local no Distrito Federal, assim como a cobertura da Top FM 98.3 (rádio que também é controlada pela Rede Mundial). A marca Kiss FM é forte em São Paulo através dos 102.1 FM (no ar desde 2001) e dos 107.9 FM de Campinas (inaugurada em 2005). A rede conta também com trabalhos no Litoral Paulista (90.1 FM) e testes na Grade Rio de Janeiro (São Gonçalo, em 91.9 FM).
Colaboração de Rener Lopes
Clique aqui para ver e ouvir a lista de emissoras sintonizadas em Brasília
Clique aqui para ouvir a Kiss FM de São Paulo via Tudo Rádio.com
Leia mais - Kiss FM alcança estabilidade no mercado de São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.