Na semana passada o Tudo Rádio.com noticiou a ação de localização de uma FM clandestina que operava nas proximidades com o Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica). Nessa mesma ação o CIPI (Centro de Investigações e Prevenção de Interferências) localizou outra FM clandestina instalada a cerca de 500 metros da rádio localizada anteriormente. Essa ?nova? rádio foi fechada nesta quarta-feira, deixando de interferir no Aeroporto de Cumbica e também no sinal da Metropolitana FM 98.5.
A nova emissora localizada foi fechada pelas autoridades competentes na manhã de ontem, 24 de agosto. A rádio pirata em questão estava utilizando a frequência 98.7 FM, causando prejuízos consideráveis à cobertura da Metropolitana em determinadas áreas de Guarulhos (segundo município mais populoso do estado de São Paulo). Foi preciso a utilização de um helicóptero para determinar a localização da FM pirata. O local é uma área de revelo irregular e mata fechada.
Existem outras emissoras clandestinas instaladas nessa área de Guarulhos, já na zona rural do município (próximo a fábrica da AMBEV). Outro fato que chama a atenção na situação é a altitude considerável do local onde as FMs piratas estão instaladas (oscilando entre 900 e 1100 metros), condição que auxilia na propagação dos sinais dessas rádios irregulares. Com a 98.7 FM a Metropolitana possuía áreas de sombras em Guarulhos e arredores.
Na semana passada a redação do Tudo Rádio.com teve acesso às imagens tiradas através da investigação realizada pelo CIPI. As fotos mostram a complexidade no acesso ao local, além da proximidade com o Aeroporto de Cumbica, aumentando a necessidade de localização dessas estações. O sistema também mapeou outras estações clandestinas que operam nas proximidades.
Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn