Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 30 de Agosto de 2011 @ 10:56

Rádio AM em FM deverá ocorrer após a desativação da TV analógica

São Paulo ? Rádio AM deverá esperar até 2016
Publicidade
Recentemente o Tudo Rádio noticiou a intenção de várias entidades brasileiras ligadas a comunicação em apoiar o projeto que destina as faixas em VHF para o AM brasileiro, com a finalidade que as emissoras AMs sejam sintonizadas em FM, através da faixa compreendida entre as freqüências 76 MHz a 88 MHz. Com base nas discussões ocorridas entre técnicos no Congresso SET 2011, isso deverá ocorrer após meados de 2016.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

O AM poderá finalmente ocupar faixas em FM após a realização do ?switch-off? da televisão, ou seja, quando as emissoras de TV deixarão de transmitir no modo analógico. Isso já ocorreu em vários países do mundo, como Inglaterra e os Estados Unidos (que encerrou as transmissões analógicas de TV em 2009). A previsão do ?switch-off? brasileiro é para 2016, segundo informações do site técnico Teleco. Com isso o AM terá livre acesso a faixa FM que hoje é destinada a televisão.

A idéia é aumentar a possibilidade de acesso ao rádio AM, porém no primeiro momento as transmissões em AM deverão ser mantidas, realizando uma espécie de geração simultânea com o ?novo AM em FM?. Diórgenes Lopes, colunista técnico do Tudo Rádio e técnico da TV Globo HD São Paulo, afirma que esse panorama é esperado por boa parte dos técnicos de emissoras da capital paulista e foi debatido pelos mesmos durante a realização do Congresso SET 2011, realizado na semana passada em São Paulo.

Em junho desse ano a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) se manifestou oficialmente sobre a sua posição favorável à destinação da faixa de VHF, compreendida entre 76 MHz e 88 MHz, para permitir a digitalização das emissoras de rádio AM. A entidade disse que está certa de que a migração dessas emissoras para os canais 5 e 6 de televisão é o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro. Recentemente houve encontros entre a entidade e ministros para discutir o tema.

Colaboração de Diórgenes Lopes


Escutar Leia mais - Rádio Digital | Ministério realiza seminário para debater sistema

Escutar Leia mais - Rádio Digital: Governo admite a possibilidade de criar um padrão próprio

Escutar Leia mais - Abert discute futuro do rádio AM com ministros em Brasília


Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.