Divulgado mais um resultado de audiência das emissoras de rádio AM de São Paulo, considerado o principal mercado AM da América Latina. Com base na medição comercial do Instituto Ibope e divulgação publicada no site Bastidores do Rádio, o mercado paulistano viu poucas alterações entre as primeiras colocadas, com exceção do “ponta-pé” na tendência de queda de uma tradicional emissora AM da capital. Acompanhe:
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A Rádio Globo AM 1100 segue líder absoluta na medição geral e também na comercial do ranking de audiência das emissoras que atuam na faixa AM. Em relação às medições realizadas entre 2010 e inicio desse ano, a audiência total da Globo no filtro 06h-19h, segunda à sexta, é consideravelmente menor, situação que aproxima a Capital AM 1040 da atual líder. A distância entre as duas rádios segue grande, porém é a menor observada na comparação com os resultados de 2010 e primeiro semestre de 2010. A Capital está acima dos 100 mil ouvintes por minuto na medição comercial.
Outra emissora que virou destaque na medição é a Bandeirantes AM 840, rádio que nos últimos anos ocupa a terceira colocação geral e retornou ao patamar de 60 mil ouvintes por minuto na média comercial, desempenho que era comum nos números da rádio até o ano passado. A Jovem Pan AM 620 aparece em quarto geral, fechando o “pelotão” de frente da medição comercial das rádios de faixa AM da Grande São Paulo. Das três primeiras colocadas, apenas a Bandeirantes possui repetição integral em faixa FM (a 90.9 FM, instalada em São Bernardo do Campo).
Um dos principais destaques da medição é o inicio da tendência de recuo nos números da tradicional Record AM 1000, emissora que é uma das principais estações de rádio AM do país (principalmente na parte técnica) e foi protagonista de uma das maiores polêmicas no mercado de rádio de São Paulo nos últimos anos. Em agosto a emissora teve grande parte de sua equipe demitida, situação que provocou grandes mudanças na grade da emissora. Programas interativos, jornalísticos e populares foram substituídos por grades musicais, além da ausência das transmissões esportivas.
Essa nova realidade na Record passa a ser expressa em números de audiência, com a queda na participação da emissora no mercado de São Paulo, tendo seus números reduzidos segundo as pesquisas mais recentes. A emissora que chegou a alcançar a quarta colocação no ranking comercial retorna para a quinta posição e poderá ser superada por outras estações nas próximas pesquisas (com destaque para a Iguatemi AM 1370, emissora que é a mais próxima da Record no ranking de audiência). Após a Iguatemi, as dez primeiras colocações são fechadas pelas rádios 9 de Julho AM 1600, CBN AM 780, Super Rádio Tupi AM 1150 e Terra AM 1330.
Dados do Instituto Ibope, todos os dias e locais, 06h-19h, segunda à sexta (julho a setembro/2011). Com informações do site Bastidores do Rádio
Leia mais - Rádio Record AM dará espaço para programas religiosos
Leia mais - Futebol: Rádio Globo e Capital são as lideres nas transmissões esportivas em AM
Leia mais - Panorama AM: Rádio Globo AM dispara em São Paulo
Clique aqui e veja a lista de rádios sintonizadas em São Paulo
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: