Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011 @ 13:18

Anatel apóia proposta de uso dos canais 5 e 6 para digitalização do rádio

Brasília – Canais devem ficar vagos a partir de 2016 com o término da digitalização da TV

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também mostrou-se favorável à proposta que indica o uso dos canais 5 e 6 da TV para a digitalização do rádio. Os canais estão localizados na faixa de 76 MHz a 88 MHz, que deve ficar disponível em 2016, com o término da digitalização da TV.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

O Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, disse que a realocação é necessária principalmente em áreas onde há maior demanda por espectro. A situação é mais crítica nos grandes centros urbanos.  “É imprescindível abrir os canais 5 e 6 para a digitalização, senão, os radiodifusores não vão conseguir alocar nada”, afirmou, durante palestra no SET Centro-Oeste, realizada nesta quinta-feira, dia 20. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Televisão, em Brasília.

A posição do superintendente é semelhante ao do setor de radiodifusão. Em junho, a Abert e as associações estaduais manifestaram favoráveis à migração. Mas, as entidades acreditam que essa é a solução atual para digitalizar o rádio AM, além das emissoras de ondas curtas (OC) e tropicais (OT). Estudo da Anatel mostrou que a proposta é tecnicamente viável.

Ara fez recomendações ao setor. Foi enfático ao dizer que as rádios precisam se organizar e traçar um plano. “Tem que começar a falar abertamente ao governo o que vocês estão buscando. Por onde começar? O que queremos com a digitalização?”, disse. Ele também defendeu que medidas sustentáveis devem ser incluídas no planejamento.

Outra solução seria a digitalização direta do sinal, sem transmissão paralela no analógico, pelo menos onde o espectro for mais congestionado. Segundo Ara, o ‘modo híbrido’ vai causar um ‘inchaço’ nas faixas de radiofreqüência, o que pode resultar em interferências e limitar a entrada de novas emissoras no mercado.

Já o modo ‘full digital’, segundo Ara, pode evitar situações de sobreposição de canais adjacentes, tanto no HD Rádio, quanto no DRM. As duas tecnologias, americana e européia, respectivamente, são testadas pelo Ministério das Comunicações. Mas para evitar as situações de interferência, seria importante o reanjo das frequências atuais.

Ara afirmou que “espera até hoje” uma manifestação do setor sobre a realocação dos canais 5 e 6. Mas, em junho, a Abert encaminhou documento aos ministérios da Comunicação e do Desenvolvimento do Comércio e Indústria e à própria Anatel, manifestando a posição das rádios quanto ao assunto.

Assessoria de Comunicação da Abert

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.