Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 02 de Abril de 2012 @ 15:03

Rede Verão: Vestígios da Oi FM deixam em definitivo o dial FM

São Paulo – Uma programação de expectativa passa a ocupar os dials da Rede Verão
Publicidade
Uma novidade para os mercados de rádio em FM de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife: a Rede Verão ou “A Rádio oficial do Verão” foi extinta na virada para o último domingo, dia 1 de abril. A emissora era o último vestígio da Oi FM no dial brasileiro, projeto que ocupou canais em alguns dos principais mercados brasileiros. Hoje as rádios 94.1 FM de São Paulo, 94.1 FM de Belo Horizonte, 90.3 FM da Grande Porto Alegre e 97.1 FM da Grande Recife veiculam uma programação de transição entre a Rede Verão e a Bradesco Rádio Esportes.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Na virada do último sábado (31 de março) para o domingo (1 de abril) as rádios que ainda seguiam com a Rede Verão em FM encerraram suas transmissões com a grade e nome fantasia que substituíram a Rede Oi FM nesses canais, projeto que deixou o rádio FM brasileiro no dia 30 de dezembro do ano passado. A Rede Verão funcionou como uma espécie de transição até o Grupo Bel conseguir definir o destino dessa rede após a desistência da empresa Oi em continuar patrocinando o projeto. Sem um patrocinador máster definido o Grupo Bel (operador da rede) levou ao ar uma grade que mantinha vários elementos da antiga Oi FM e tinha o nome “tampão” de Rede Verão.

A Rede Verão foi deixando aos poucos os dials das principais cidades brasileiras. Em 1 de março a rede encerrou suas operações através das rádios 94.1 FM de Ribeirão Preto (atual Melody FM 94.1) e 102.9 FM do Rio de Janeiro (atual Jovem Pan 2 FM 102.9), mercados que participaram dos últimos anos do projeto Oi FM. As estações de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Campinas seguiram com a grade da Rede Verão, emissoras que integrarão a futura Rádio Bradesco Esportes, fruto de uma parceria entre o Grupo Bel, Grupo Bandeirantes de Comunicação (responsável pela geração de conteúdo) e o Banco Bradesco (novo patrocinador máster da rede).

Hoje as rádios que integravam a rede operada pelo Grupo Bel executam uma grade musical que possuí um perfil artístico muito parecido com os últimos meses de Rede Verão. Intercalada a essas músicas tem a identificação da estação (na voz padrão que era utilizada nos projetos Rede Verão e Oi FM, porém a identificação é feita apenas na FM de São Paulo) e agora chamadas de expectativa da futura rede de rádios dedicada ao esporte (na voz de Walker Blaz, sendo o mesmo material que já estava sendo transmitido desde o início de março pelas emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação). A 94.1 FM de Campinas, emissora que não foi cotada para participar do novo projeto, segue retransmitindo a rede do Grupo Bel e poderá participar do inicio da Rádio Esportes.

Além das emissoras operadas pelo Grupo Bel, o Grupo Bandeirantes utilizará sua emissora própria instalada no Rio de Janeiro para a Rádio Esportes, emissora que hoje retransmite a Rede Aleluia em 91.1 FM a partir de Petrópolis.

O site da Rede Verão já foi retirado do ar, porém é possível ouvir as emissoras de São Paulo, Campinas, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte através da internet (pelo Tudo Rádio.com). O domínio virtual da Rede Verão está apontando para a “fan Page” da rede presente no Facebook.

Conforme noticiado anteriormente a Rádio Esportes (ou Bradesco Rádio Esportes) ainda não teve seu nome fantasia revelado oficialmente e o Grupo Bandeirantes trabalha com a expectativa de inaugurar a rede durante a realização da São Paulo Indy 300, etapa automobilística da Indy Car que será realizada na capital paulista nos dias 28 e 29 de abril. Colaborações de Robson Ribeiro e Carlos Massaro

Raio-X da cobertura de sinal da futura Bradesco Esportes FM

94.1 FM de São Paulo - cobrirá toda Grande São Paulo. Seu sinal não será captado nos arredores de Jundiaí devido a presença da 94.1 FM de Vinhedo (rádio que nos últimos anos participou do projeto Oi FM e Rede Verão do Grupo Bel. A estação será operada pelo Grupo Bandeirantes no conteúdo artístico/jornalístico e pelo Grupo Bel na parte técnica. Tem sua estrutura técnica instalada em São Paulo (na Avenida Paulista, próximo da Consolação).

94.1 FM de Campinas - instalada em Vinhedo e possui sinal local em Campinas. A rádio é uma estação de classe A1 e cobre uma das áreas mais ricas e populosas do país, sendo o eixo Jundiaí - Campinas - Sorocaba - Piracicaba. Também é responsável pela 94.1 de São Paulo não "viajar" sentido interior, devido a utilização da mesma frequência. Seu destino junto a Rádio Esportes é incerto, sendo cotada a não participar da rede.

91.1 FM do Rio de Janeiro - torre e concessão de Petrópolis. O Grupo Bandeirantes adquiriu a emissora no segundo semestre de 2011 e deverá fazer ajustes técnicos para que a estação cubra o Rio de Janeiro. Outras emissoras de Petrópolis (destaque para a Melodia FM 97.5) já realizaram investimentos técnicos que geraram uma cobertura de sinal satisfatória na capital fluminense. Hoje retransmite a Rede Aleluia. A estação não terá operação do Grupo Bel, sendo própria da Bandeirantes.

94.1 FM de Belo Horizonte - Estação própria do Grupo Bel e ponta-pé inicial do extinto projeto customizado Oi FM. Cobre com facilidade a Grande Belo Horizonte e seu sinal vaza para determinadas cidades do interior de Minas Gerais. Concessão de Brumadinho (região metropolitana) com torre em Belo Horizonte (o local do parque de transmissão da FM está acima dos 1380 metros de altitude), estando acima da Serra do Curral (onde está a maioria das FMs da capital) e do centro da cidade (que fica numa média de 870 metros de altitude).

97.1 FM do Recife - Operada pelo Grupo Bel e uma das pioneiras no projeto da rede Oi FM / Rede Verão. Possui áreas de sombra no Recife, porém sua cobertura de sinal é ampla, chegando inclusive no litoral sul de Pernambuco. Torre em Paudalho (local de origem da concessão), localizada cerca de 30km em linha reta do centro da capital pernambucana.

FM 90.3 de Porto Alegre - Estação operada pelo Grupo Bel e na gestão do Grupo Dial já foi Rede Mensagem e afiliada da Transamérica direcionada a Novo Hamburgo (integrante da Grande Porto Alegre). Concessão de Ivoti e torre em Dois Irmãos (nas costas de Novo Hamburgo) que possui boa cobertura de sinal na populosa região metropolitana da capital gaúcha, mas sobre com áreas de sombra em Porto Alegre (principalmente na zona sul da cidade).


Escutar Leia mais - Exclusivo: Bradesco Esportes FM pode estrear no final de abril

Escutar Leia mais - Exclusivo: Rede Verão segue no ar até o final de março

Escutar Leia mais - Exclusivo: Rádio Esportes vai operar no Rio a partir de Petrópolis

Escutar RÁDIOS AO VIVO: Clique aqui para ouvir ao vivo a REDE VERÃO FM de São Paulo através do Tudo Rádio  



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.