A Assembléia Legislativa realizou hoje (quinta-feira, 13) sessão solene, conduzida pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Pavão Filho (PDT), autor da proposição, em homenagem às rádios AM maranhenses. Radialistas, representantes de emissoras e de órgãos públicos receberam placas de metal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. Pavão fez um breve histórico do rádio AM para destacar a importância que o veículo tem como meio de comunicação de massa. Lembrou que a AM teve de adaptar-se às novas tecnologias para continuar exercendo seu papel. "A rádio AM está sempre presente ultrapassou barreiras e etapas. Fica aqui o reconhecimento dessa Casa em nome do povo maranhense", disse.
O Poder Legislativo entregou as placas para a Rádio Capital (representada pela coordenadora-geral, Maria de Lourdes Cavalcante); Rádio Mirante (representada pelo diretor de jornalismo da emissora, jornalista Rômulo Barbosa), Rádio São Luís (representada pelo diretor-geral, Paulo Falcão), Rádio Educadora (representada pelo diretor, frei Luigi Rota), Rádio Difusora (representada pelo seu superintendente, Leonardo Gomes Neto) e Rádio Timbira (que tem como gestor o radialista Gilberto Lima).
Além das rádios AM que operam no estado, foram homenageados ainda João Carlos Silva (presidente da Sociedade dos Ouvintes Maranhenses de Rádio), Talvane Lucato (pesquisador e proprietário do Museu do Rádio), Paulo Washington Reis (vice-presidente da Associação Maranhense de Imprensa — AMI), José Leonardo Monteiro (presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Luís), José Santos (presidente do Sindicato dos Radialistas) e José Raimundo Pinheiro Neto, o Zeca Pinheiro (secretário estadual de Comunicação).
"Esse é um momento muito importante pra nós", destacou Talvane ao pronunciar-se, na tribuna, durante a solenidade.
Todos os homenageados agradeceram a iniciativa do deputado Pavão Filho e aos funcionários de suas respectivas emissoras. "Assim como essa Casa é a Casa do Povo, a Rádio São Luís é a voz do povo", disse Paulo Falcão ao citar o slogan da atual administração da Assembléia Legilativa.
O jornalista Rômulo Barbosa, da Mirante AM, fez questão de unir toda a sua equipe de radialista no plenário: "Em nome de toda essa equipe agradeço a homenagem da Assembléia Legislativa".
Gilberto Lima, da Rádio Timbira, em suas considerações, relatou sobre as dificuldades que a emissora passou e ressaltou o empenho do governador Jackson Lago (PDT) em reativá-la. "O processo de resgate da Rádio Timbira é a vontade do governador", ressaltou.
Zeca Pinheiro observou a integração existente entre a administração pública e o rádio AM, que com celeridade leva a informação a todo o Maranhão. "Essa comunicação se amplia cada vez mais".
Participaram da solenidade, também, representantes do 24º BC, Polícia Militar, Capitania dos Portos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e prefeitura de São Luís e governo do Estado. E a mesa da sessão solene foi formada pelos secretários municipais Francisco Canindé Ferreira Barros (Transportes Urbanos) e Francisco Branco (Assuntos Políticos), dos secretários estaduais Ricardo Ferro (Minas e Energia) e João Francisco dos Santos (Igualdade Racial), além dos deputados Pavão Filho, Nonato Aragão (PSL) e César Pires (DEM).
"Essa é uma homenagem justa. Parabéns a todos que fazem a rádio AM no Maranhão", finalizou Pavão.
A solenidade foi marcada ainda por uma exposição de aparelhos de rádio na Escola do Legislativo, montada pelo proprietário do Museu do Rádio e de um almoço para os profissionais realizado em um hotel da cidade
Leia mais:30.08 -
Proposta de homenagem para rádios AMPor Názile Duailibe - Agência Assembléia - 17/09/2007
[email protected]Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Tags: