Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 19 de Julho de 2012 @ 09:59

Exclusivo: Nativa FM estréia FM própria em Maringá

Maringá – Rádio irá ocupar o canal que hoje é utilizado pela Caribe FM. Nativa já passou pela estação

Publicidade

Uma notícia importante para o rádio do Sul do país. A Nativa FM 95.3 de São Paulo está na iminência de ganhar sua terceira emissora nessa região brasileira. Trata-se da futura Nativa FM 105.7 de Maringá, estação adquirida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. A Nativa terá como concorrentes diretas rádios como Maringá FM 97.1, Massa FM 92.3 e Cultura FM 102.5. Não será a primeira vez que o nome “Nativa” passa pelo canal 105.7 FM de Maringá. Entenda a trajetória:

O Tudo Rádio apurou a informação que o Grupo Bandeirantes de Comunicação adquiriu a 105.7 FM, emissora que atualmente leva ao ar uma programação local chamada Caribe FM. Esse canal é uma concessão de Sarandi, município vizinho a Maringá. A 105.7 FM já operou como Band FM e posteriormente como Nativa, porém sempre em expectativa de estréia. Nos primeiros anos de seus trabalhos a rádio aguardava um aumento de potência para poder operar comercialmente na região, além de uma troca de canal (de 88.5 FM para a atual sintonia em 105.7 FM). Após a troca a Nativa operou em caráter experimental aguardando a mudança no canal destinado a radiodifusão comunitária em Maringá (que era 105.9 FM, gerando interferências no sinal da 105.7 FM).
 
Antes mesmo da realocação do canal das comunitárias (hoje em 91.3 FM) a Nativa teve sua marca retirada da estação 105.7 FM e a rádio iniciou um projeto local chamado Caribe FM. A partir do mês que vem a Nativa FM voltará a ser um nome presente na 105.7 FM, porém será a primeira vez que a marca terá sua programação nacional retransmitida pela FM de Maringá (já que na primeira passagem a FM não chegou a trabalhar com a grade da Nativa, irradiando apenas uma programação de expectativa). O sinal da 105.7 FM é de qualidade local em toda a cidade de Maringá, além de ter uma boa propagação pelo norte do Paraná.
 
Maringá é uma cidade que já conta com uma forte presença de redes nacionais que possuem trabalhos locais. Os grupos que controlam essas rádios investem em ações na cidade, além de programação, seguindo o padrão de cada rede. O mercado local conta com rádios como CBN FM 95.5, Jovem Pan FM 101.3, Massa FM 92.3 (rede estadual), Mix FM 97.9, Novo Tempo FM 104.9, Rede Aleluia FM 104.3 e agora a Nativa em FM 105.7. A passagem em formato de expectativa e como afiliada da Nativa em Maringá ocorreu entre o 2009 e 2010. 
 
A estréia da Nativa FM de Maringá está prevista para agosto (porém sem data de inauguração confirmada pela rede) e a 105.7 FM passará a ser mais uma das FMs próprias do Grupo Bandeirantes de Comunicação com as operações voltadas à Rede Nativa (assim como as estações de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara e Caragatatuba), sendo a primeira fora do estado de São Paulo.
 

Três no Sul. Duas inauguradas em 2012

Com a confirmação da estréia em Maringá a rede paulista passa a contar com três estações voltadas ao projeto de rede da Nativa FM na região sul do país. São elas: Nativa FM 95.1 de Arapongas / Londrina (inaugurada em 22 de junho de 2009), Nativa FM 98.9 de Tubarão (4 de julho de 2012) e agora a Nativa FM 105.7 de Maringá (prevista para agosto desse ano).

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa, Maringá, Grupo Bandeirantes, Caribe FM, Londrina

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.