Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012 @ 14:06
Curitiba – Primeira cidade da região Sul/Sudeste a receber a emissora pública será a capital paranaense
Nos últimos meses, a Rede Senado de Rádios, liderada pela Senado FM 91.7 de Brasília, iniciou uma grande expansão pelas regiões Norte e Nordeste, chegando a várias capitais dessas regiões, além de cidades do Centro-Oeste brasileiro. Na semana passada, um acordo fechado entre o Senado e o Tribunal de Justiça do Paraná viabilizou a chegada da rede ao Sul do país pela vez.
O presidente do Senado, José Sarney e a diretora-geral Doris Peixoto e o desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), firmaram parceria para instalar a TV Senado e a Rádio Senado FM em Curitiba, em reunião realizada na semana passada, conforme informações do site do Senado. No protocolo assinado, o Senado se compromete a colocar à disposição do TJ-PR o canal 20 da televisão digital e todos os equipamentos necessários para a retransmissão de televisão para que o TJ consiga colocar no ar sua própria emissora.
Para receber esses serviços, o tribunal assumirá a responsabilidade pelo espaço para a instalação dos equipamentos e pela operação, guarda, limpeza e conservação deles. A parceria ainda prevê a cessão de duas horas por dia da programação da Rádio Senado FM que será transmitida na frequência FM 88.1. “Pela primeira vez teremos uma instituição do Poder Judiciário estadual aderindo ao esforço de ampliar as nossas transmissões e oferecer ao cidadão dos estados a possibilidade de acompanhar o nosso dia-a-dia em sinal aberto e gratuito”, disse Sarney.
No mês passado, o Senado firmou acordo com as Assembléias Legislativas do Amazonas, Maranhão, Piauí, Roraima e Amapá para que as respectivas capitais tenham a transmissão da Rádio Senado. A Rádio Senado tem como finalidade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões do Senado Federal e do Congresso Nacional e divulgar as atividades realizadas nas dependências da instituição.
A programação da emissora inclui noticiários, reportagens especiais, programas culturais e peças institucionais. Dessa forma, os veículos de comunicação do Senado têm contribuído para a transparência das ações legislativas, ao divulgar informação sobre as discussões e a votação de projetos que têm repercussão na vida dos brasileiros.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.