O workshop de rádio, promovido pelos radialistas Júlio César (o JC da Nova Brasil FM 89.7) e Tuco Barini está completando seu primeiro ano na capital paulista. A atividade é desenvolvida para profissionais que já atuam ou que desejam atuar em uma emissora de rádio. Os participantes recebem uma apostila com dicas do mercado, elaborada com ajuda de profissionais do rádio e realizam a gravação de três pilotos nos segmentos jovem, popular e adulto.
Os encontros são feitos no Estúdio GM 11 em Moema, na capital paulista. Os profissionais que ministram a workshop viabilizam para o aluno a possibilidade de vivenciarem a prática do rádio de forma objetiva. Durante as palavras, os participantes têm acesso a depoimentos dos radialistas Windson Clay, Ana Martins e Gilson Dutra (89 FM 89.1 de São Paulo), Claudia Martthins (Ótima FM 94.5 de Pindamonhangaba), Ricardo Sam (Transamérica 100.1 de São Paulo), Adriana Rosa e Márcio Cruz (Nova Brasil FM 89.7 de São Paulo), Ricardo Gama (FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro), entre outros.
O objetivo da palestra é contribuir para que o participante adquira um portifólio aceitável e profissional. Tom Castro foi um dos alunos que se destacou. Antes de se tornar comediante de Stand Up, chegou a trabalhar na Rádio Web BVP. A oportunidade surgiu quando Tom apresentou um piloto gravado na workshop. "A troca de experiências foi muito positiva e as dicas do JC foram essenciais, vai ser um bate-papo divertido e honesto sobre os caminhos do rádio para todo participante”, disse Tom Castro.
Outro profissional que também teve visibilidade com a participação no workshop foi José Carlos. “Foi uma experiência valiosa. Técnicas de locução, somando informações sobre o mercado de trabalho. Durante a gravação dos pilotos fui muito bem orientado e consegui corrigir alguns erros que já tinham se tornado vícios. Com o piloto jovem consegui um teste na Dumont FM 104.3 de Jundiaí, rádio que tenho orgulho de trabalhar. Indico a todos que se interessam pelo mercado radiofônico”, finaliza José Carlos.
Júlio ressalta a importância do workship. “Exemplos como estes e de outros participantes nos deixam felizes, a vontade de crescer profissionalmente com estas pessoas só aumenta. Num país como nosso fazer o que se realmente gosta é um privilégio. A participação é livre para profissionais da comunicação, iniciantes na carreira e pessoas que se interessam pelo rádio, já tivemos cantores e até um engenheiro civil em nossas palestras. O modelo desenvolvido nos deu a oportunidade de levar o Workshop para Brasília, e apresentá-lo aos alunos da DJRÁDIO, escola do meu amigo Adriano Max”, acrescentou Júlio Cesar.
Júlio César atua no rádio desde os 16 anos, é locutor da Nova Brasil FM e da 89 FM, na capital paulista. Já Tuco Barini é sonoplasta e produtor, participou da gravação de CDs de grandes artistas, sendo o mais recente Inimigos do HP.
As palestras acontecem próximo ao Shopping Ibirapuera. Para informações sobre valores e matrícula, visite o site da escola MAB – Mercado Artístico Brasil, parceira deste projeto.
Clique aqui.
Além de excelente custo benefício, o aluno pode parcelar o valor investido.
Ouça o Spot do Workshop.
Tags:
Workshop, locução, rádio, São Paulo