Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Agosto de 2012 @ 07:57

Exclusivo: Nativa FM estréia hoje em Maringá

Maringá – Nativa de Maringá será a sétima emissora própria da rede paulista

Publicidade

A Nativa FM 105.7 estréia hoje (28 de agosto) em Maringá, conforme confirmado oficialmente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e noticiado anteriormente pela redação do Tudo Rádio.com. A nova estação que integrará hoje a rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo será a sétima emissora própria da marca, sendo a primeira desse tipo na região sul do país. A Rede Nativa já conta com outras duas FMs afiliadas operando em território sulista. A Nativa FM de Maringá substitui a local Caribe FM, rádio que teve uma curta passagem pelo dial do norte do Paraná.

No ar em 105.7 FM a Nativa FM de Maringá será inaugurada hoje (28 de agosto) às 18h00, com apresentação em rede nacional. Trata-se da primeira emissora própria do Grupo Bandeirantes de Comunicação a transmitir a programação da Rede Nativa na região Sul do país (as demais FMs da rede que operam em território sulista são afiliadas e não estações operadas diretamente pelo grupo paulista). Maringá é uma cidade com cerca de 350 mil habitantes, sendo um dos centros mais populosos do Sul do país. Apesar de não ser tão populoso como outros mercados do interior brasileiro, a cidade chama a atenção pelo grande número de FMs voltadas ao município, com destaque para os portes das estações.
 
A Nativa não terá vida fácil no mercado de Maringá. A cidade já conta com outras FMs bem estruturadas que atuam como "populares". A Maringá FM 97.1 é há anos a dona da primeira colocação geral de audiência no município (segundo medições recentes do Instituto Ibope) e o mercado local também acompanha a ascensão da Massa FM 92.3, rádio que já aparece na vice-liderança mesmo com pouco tempo de mercado. Soma a esse quadro a Cultura FM 102.5, rádio que em 2011 foi adquirida pelo grupo GRPCOM (sediado em Curitiba).
 
Além das populares o mercado de Maringá conta com outras duas FMs bem estruturadas e com força considerável no mercado local: as radios jovens Mix FM 97.9 e Jovem Pan FM 101.3 (rádios que possuem resultados expressivos em Maringá e estão entre as estações mais bem estruturadas do interior do país). A cidade paranaense conta também com 13 anos de trabalhos da CBN FM 95.5 e da religiosa Tododia FM 106.5 (antiga Catedral FM, emissora que é uma das estações mais ouvidas da cidade segundo o Ibope.)
 
Maringá será a segunda cidade sulista a receber o sinal da Nativa em 2012, rede que inaugurou a Nativa FM 98.9 de Tubarão (Santa Catarina) em julho deste ano. A região ainda conta com a Nativa FM 95.1 de Arapongas / Londrina, emissora integrante da Rede Nativa desde 2009. As FMs próprias da Rede Nativa estão sediadas em São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara, Caraguatatuba e a partir de hoje em Maringá.
 

Nome Nativa FM não é novidade em 105.7 FM de Maringá

O canal que será utilizado pela Nativa a partir de hoje é uma concessão de Sarandi, município vizinho a Maringá. A 105.7 FM já operou como Band FM e posteriormente como Nativa, porém sempre em expectativa de estréia. Nos primeiros anos de seus trabalhos a rádio aguardava um aumento de potência para poder operar comercialmente na região, além de uma troca de canal (de 88.5 FM para a atual sintonia em 105.7 FM). Após a troca a Nativa operou em caráter experimental aguardando a mudança no canal destinado a radiodifusão comunitária em Maringá (que era 105.9 FM, gerando interferências no sinal da 105.7 FM).
 
Antes mesmo da realocação do canal das comunitárias (hoje em 91.3 FM) a Nativa teve sua marca retirada da estação 105.7 FM e a rádio iniciou um projeto local chamado Caribe FM. A partir do mês que vem a Nativa FM voltará a ser um nome presente na 105.7 FM, porém será a primeira vez que a marca terá sua programação nacional retransmitida pela FM de Maringá (já que na primeira passagem a FM não chegou a trabalhar com a grade da Nativa, irradiando apenas uma programação de expectativa). O sinal da 105.7 FM é de qualidade local em toda a cidade de Maringá, além de ter uma boa propagação pelo norte do Paraná.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa, Maringá, Grupo Bandeirantes, Caribe FM, Londrina

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.