Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 03 de Setembro de 2012 @ 08:03

Panorama: Nativa FM chega a três novos mercados em menos de quatro meses

São Paulo – Belo Horizonte, Maringá e Tubarão são os novos nomes integrantes da Rede Nativa

Publicidade

Três novas emissoras em menos de quatro meses. Essa é a atual marca de expansão alcançada pela rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. Desde julho a emissora popular controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação já inaugurou duas novas FMs e aguarda a estréia na capital mineira. Dessas três novas rádios, duas são emissoras próprias do grupo paulista (operadas diretamente pela Bandeirantes, diferente do sistema de afiliação). A expansão da Nativa representa uma das etapas de expansão do grupo paulista no meio rádio.

A Nativa FM já está no ar em Maringá (inaugurada no último dia 28 de agosto) e também em Tubarão (2 de julho), fortalecendo a marca no mercado de rádio da Região Sul do país. No dia 1º de outubro deverá ocorrer a estréia da Nativa FM 103.9 de Belo Horizonte, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio (clique aqui e saiba mais). Das novas emissoras apenas a estação de Tubarão (sul de Santa Catarina) opera no sistema de afiliada. Nos últimos nove meses, além dessas três novas FMs na rede, a Nativa também chegou ao litoral norte paulista (Caraguatatuba) e ao interior do estado (Novo Horizonte / Borborema).
 
Antes dessa considerável expansão a Nativa FM passou por um período superior a um ano sem apresentar novas afiliadas ou emissoras próprias. Essa situação foi destacada pelo Tudo Rádio no segundo semestre de 2011, sendo considerada uma etapa comum e previsível nos projetos de expansão de redes nacionais. Em 2010 a Nativa passou por uma forte expansão chegando a centros como Campinas, Poços de Caldas, Avaré, Araraquara, Araçatuba e Ipatinga. Das atuais 17 FMs que integram a Rede Nativa, sete estações são emissoras próprias do Grupo Bandeirantes de Comunicação (São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara, Maringá e Caraguatatuba).
 
Nos últimos anos a expansão da Nativa FM esteve mais concentrada em território paulista, diferente das estréias ocorridas neste ano que teve como destaque o inicio dos trabalhos no mercado de Santa Catarina. Das atuais 17 estações da Rede Nativa, onze estão em São Paulo, duas em Minas Gerais, duas no Paraná, uma em Santa Catarina e uma no Distrito Federal
 

Grupo Bandeirantes aumenta sua participação no meio

Com a confirmação da estréia da Nativa em Belo Horizonte e a finalização da implantação dessa mesma rede em Maringá (norte do Paraná), aumentou o número de estações de rádio próprias do grupo paulista. Esse número também foi “inchado” em 2012 com a estréia da Bradesco Esportes (com FMs em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre) e também com a aquisição da MPB FM 90.3 do Rio de Janeiro. A cidade que mais possui estações ligadas ao grupo é São Paulo, sede geral da conglomerado que contabiliza dez estações de rádios que abrigam projetos da Bandeirantes (seis FMs, uma AM e três frequências em Ondas Curtas).
 
Além das rádios em São Paulo e suas respectivas afiliadas o Grupo Bandeirantes conta também com “sedes regionais” importantes, com destaque para as “unidades” de Campinas, São José dos Campos, Porto Alegre, Rio de Janeiro e agora em Belo Horizonte. Em Campinas o mercado conta com as nacionais Nativa FM 89.3, BandNews FM 106.7 e Rádio Bandeirantes AM 1170 e a jovem/local Educadora FM 91.7. O Grupo Bandeirantes também possuí outros projetos locais como a SulAmérica Trânsito FM 92.1 de São Paulo, Band Vale FM 102.9 (região de São José dos Campos), Ipanema FM 94.9 (Porto Alegre) e agora a MPB FM 90.3 no Rio de Janeiro.  
 
Entre as marcas nacionais operadas pelo grupo a maior rede em FM da Bandeirantes é controlada pela marca Band FM (40 rádios integram a rede liderada pela 96.1 FM de São Paulo) e a segunda em número de emissoras é a rede da Nativa (com 16 integrantes sem contar a cabeça). Já a BandNews é uma rede pequena em número de estações, mas abrangente no total de habitantes cobertos (devido a presença da rede nas cidades/regiões mais populosas do país), caminho que deverá ser seguido pela Bradesco Esportes FM. Na faixa AM a Rádio Bandeirantes possui cerca de 60 afiliadas.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa, Grupo Bandeirantes, Extra FM, Belo Horizonte, Maringá, Tubarão, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.