Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 11 de Setembro de 2012 @ 07:59

Audiência MG: Itatiaia é a nova líder em Belo Horizonte. Jovem Pan assume a liderança jovem

Belo Horizonte – Além da Itatiaia e da Jovem Pan, rádios como Alvorada e Transamérica Hits estão entre os destaques

Publicidade

Divulgado mais um resultado geral da audiência FM no mercado de Belo Horizonte. Os dados foram atualizados pelo Instituto Ibope e os números apontam mudanças importantes no período 05h-00h, todos os dias e locais (junho a agosto de 2012). No geral o meio FM da capital mineira e região metropolitana apresentou um recuo na comparação com os números da pesquisa anterior (maio a julho de 2012, medição que servirá de comparação nesse panorama para determinar a evolução das rádios participantes). Acompanhe:

A Itatiaia FM 95.7 aparece na liderança da medição 05h-00h (todos os dias e locais) em Belo Horizonte. O feito é histórico por três motivos, são eles: a Itatiaia é a primeira rádio jornalística/esportiva a assumir a liderança geral de um mercado FM de capital, a média de ouvintes por minuto da 95.7 FM no 05h-00h supera a marca de 100 mil e pela inversão de posição com uma das rádios que mais ocupou a ponta da tabela em Belo Horizonte (desde a década de 90), a Liberdade FM 92.9. No ranking divulgado no final de 2010 a Itatiaia passou uma pesquisa no período 05h-00h (todos os dias e locais) a frente da Liberdade, fato repetido na atual medição. A distância entre as duas FMs segue pequena, dificultando previsões por parte do mercado local.
 
A briga pela liderança geral segue restrita às rádios Itatiaia FM e Liberdade, situação mantida desde 2010. Nos últimos meses as duas FMs registravam médias que as isolavam em suas respectivas posições, porém nas medições mais recentes a 95.7 FM já apontava uma forte tendência de crescimento em seus números, enquanto a Liberdade via sua média oscilar (sempre acima da casa dos 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h – todos os dias e locais). A atual média da Itatiaia é o melhor resultado obtido pela marca em FM no 05h-00h. BH FM 102.1 segue isolada na terceira colocação geral, enquanto a 107 FM 107.5 apresentou um recuo em seus números (mas segue em quarto geral). A Extra FM 103.9 (rádio que cederá espaço para a Nativa FM em outubro) segue em quinto e registrou uma ligeira alta em sua média de audiência.
 
Mais destaques: a Jovem Pan FM 99.1 é a nova líder no segmento jovem/pop em Belo Horizonte, situação motivada por uma ligeira melhora nos números da 99.1 FM (rádio que aos poucos está ampliando sua média de audiência após apresentar uma tendência de queda no primeiro semestre de 2012) e também por um recuo nos números da 98 FM 98.3, sua concorrente direta no mercado de Belo Horizonte. A Jovem Pan não aparecia na liderança do segmento no 05h-00h (todos os dias e locais) desde a medição divulgada em fevereiro desse ano. A Alvorada FM 94.9, líder no segmento adulto-contemporâneo, segue a frente das emissoras jovens no ranking mineiro, registrando uma leve melhora em seus números médios.
 
Mais destaques: a Transamérica Hits FM 88.7 segue colhendo os frutos da reformulação feita pela rede paulista entre 2011 e 2012 com base na consultoria de Lui Riveglini (destaque para a saída do sobrenome “Hits” da programação da rádio, virando apenas um indicativo institucional). A 88.7 FM bateu mais um recorde próprio, registrando na pesquisa atual o seu melhor desempenho desde que o projeto “Hits” retornou a Belo Horizonte (em 2009). A Transamérica já está próxima da Nossa Rádio FM 97.3 no ranking geral. 
 
Em resumo as primeiras colocações (ranking que conta com 22 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Itatiaia FM 95.7, Liberdade FM 92.9, BH FM 102.1, 107 FM 107.5, Extra FM 103.9, Alvorada FM 94.9, Jovem Pan 2 FM 99.1, 98 FM 98.3, Nossa Rádio FM 97.3, Transamérica Hits FM 88.7 e 91,7 FM 91.7.
 
Clique aqui e veja como ficou o panorama anterior dessa medição de audiência em Belo Horizonte

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, Itatiaia, Liberdade, Alvorada, Jovem Pan FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.