Todos os dias por volta das 18h, os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Dia do Rádio é comemorado nesta terça-feira
Hoje é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, que este ano comemorou 90 anos. Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896.
Estadão ESPN reúne grandes nomes do rádio paulistano em programa especial do Dia do Rádio
Para celebrar o Dia do Rádio, comemorado neste 25 de setembro e também os 90 anos do rádio brasileiro, a Estadão ESPN AM 700 FM 92.9 de São Paulo, promove uma reunião inédita no dial nacional. A emissora juntou em um mesmo estúdio, pela primeira vez, Heródoto Barbeiro (Record News e ex-CBN), José Paulo de Andrade (Bandeirantes AM 840 FM 90.9), Joseval Peixoto (Jovem Pan AM 620) e Milton Jung (CBN AM 780 FM 90.5) contando histórias e debatendo o futuro do meio. Com mediação de Hassem Abaki, âncora do programa Estadão no Ar Primeira Edição, a Estadão ESPN reúne todos esses nomes no dia em que se comemora o Dia do Rádio, 25 de setembro.
Positiva FM investe em sua área técnica no mercado de Goiânia
Novidades no mercado de rádio da região Centro-Oeste do país. A Positiva FM 98.9, emissora que está entre as estações mais sintonizadas de Goiânia e possui a música sertaneja como carro-chefe de seu projeto artístico, está realizando investimentos em sua parte técnica. A rádio é uma das estações em FM mais abrangentes do estado de Goiás e agora passa a contar com o sistema RDS (Radio Data System), ferramenta que ainda não é amplamente difundida entre as estações goiana. Paralelo à isso a Positiva FM também possui várias ações promocionais para fixar sua marca.
Exclusivo: 98 A Rádio Rock está de volta ao litoral paulista através de outro canal
Uma informação importante no mercado de Santos e demais municípios litorâneos de São Paulo. A extinta 98 A Rádio Rock FM 98.1, emissora que deixou o dial após a reestréia da Mix FM 98.1 em novembro do ano passado, está de volta ao mercado de rádio da Baixada Santista. Após 10 meses de ausência do rádio FM e operando exclusivamente voltada à internet o projeto foi re-implantado através de outro canal da Mussi Comunicações, grupo que detém a rádio no litoral. A 98 A Rádio Rock passa a se chamar 102 A Rádio Rock FM 102.1, ocupando a concessão de Peruíbe que nos últimos anos repetiu a grade religiosa da Se tu uma Benção. A emissora está no ar em 102.1 FM desde o último dia 21 de setembro, transmitindo sua programação já com o nome de 102 A Rádio Rock.
Rádios de São Paulo realizam cobertura do congresso da Aesp
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) está realizando nesta terça-feira o 17º Congresso de Radiodifusão do Estado de São Paulo. O evento está sendo realizado na sede da Fiesp, na avenida Paulista, e conta com a participação de profissionais, radiodifusores e políticos, entre eles o governador Geraldo Alckmin, que falou sobre o congresso e defendeu a migração das rádios AMs para o FM. Até o momento da publicação desta matéria, duas emissoras paulistanas haviam feito reportagens e flashes do local do evento. A Bandeirantes AM 840 FM 90.9 está com cobertura do congresso da Aesp. A rádio Jovem Pan AM 620 também está com cobertura sobre o evento.
BNDES poderá financiar rádios comunitárias para investimento em equipamentos
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4133/12, do Senado, que prevê a concessão de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às entidades detentoras de autorização para a exploração de serviço de radiodifusão comunitária. Os recursos poderão ser utilizados para a troca de equipamentos em caso de adoção ao padrão digital na radiodifusão. De acordo com a proposta, os recursos poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos, modernização de instalações e de sistemas radiantes, produção de programas culturais e educativos, programas de formação profissional e apoio à atuação de conselhos comunitários.
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília)
Mande sua sugestão de pauta para [email protected]