A Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, estação que no início de agosto sofreu com uma séria pane em seu sistema de transmissão, prevê que suas transmissões serão normalizadas nos próximos dias. Hoje a estação opera com uma carga que é suficiente para cobrir toda a capital e região metropolitana, porém ainda não possui o rendimento que existia antes da pane. Logo após os problemas técnicos a 100.9 FM ficou fora do ar e depois teve sua transmissão restabelecida, porém com uma área de cobertura limitada ao município de São Paulo. Em setembro a rádio já estava com uma carga que é parelha a boa parte das estações paulistanas.
Com a carga atual é possível sintonizar a Jovem Pan FM de forma local em toda a cidade de São Paulo e também cidades da região metropolitana, chegando também a áreas mais distantes já no interior paulista e determinados pontos do litoral. Porém a transmissão atua não impede a existência de algumas áreas de sombras que antes da pane não eram observadas no sinal da 100.9 FM. A expectativa é que a Jovem Pan volte ao porte de transmissão anterior ao problema já nos próximos dias, situação que coloca a 100.9 FM entre as FMs mais abrangentes da capital paulista (situação que também é evidenciada também através da pesquisa “alcance máximo” feita pelo Instituto Ibope).
A pane também já foi sentida pela rádio na pesquisa de audiência, destaque para a última medição divulgada pelo Instituto Ibope que cobre o mês de agosto, quando ocorreu o problema. É possível que a emissora volte a ter as investidas feitas em seu trabalho artístico apenas a partir das pesquisas que serão divulgadas ao mercado no primeiro semestre de 2013, já que as próximas ainda abrangerão períodos em que a 100.9 FM enfrentou dificuldades de cobertura em São Paulo e região metropolitana (dificultando a análise do impacto das ações feitas em sua grade).
Em agosto segundo a direção da emissora paulistana houve um curto na torre da 100.9 FM, causando danos à estrutura da estação, além de queimar a chave da antena. Os equipamentos da rádio são norte-americanos, fato que impossibilitou uma resolução do problema de forma imediata. Essa estrutura está localizada no topo do edifício que abriga a estação entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos (edifício Sir Winston Churchill).
A 100.9 FM dificilmente apresenta interrupções em suas operações e possuí uma estrutura técnica considerada nova e de ponta pelo mercado. Em 2011 a FM realizou investimentos no seu sistema de transmissão com a aquisição de um novo transmissor (modelo Nautel) e também um processador da linha Orban.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Antena, Jovem Pan FM, São Paulo, fora do ar, potência, sinal