Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2007 @ 00:00

Prefeitura derruba torre de rádios piratas em São Paulo

São Paulo - Torre que antigamente abrigava equipamentos de retransmissão de corridas do Jockey Clube, era usada para a retransmissão de duas rádios clandestinas na capital paulista
Publicidade
A Prefeitura de São Paulo derrubou nesta terça-feira (dia 23 de outubro) uma torre que transmitia sinais de duas rádios piratas na zona norte da cidade. A ação fez parte de uma força-tarefa da administração municipal e do governo federal para combater transmissões clandestinas de rádio.

A torre estava na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do número 9.480, em Pirituba (zona norte). Com a derrubada da torre, deixam de funcionar as rádios clandestinas Puro Country, que operava na freqüência 94,5, e a Nova Estação FM, na freqüência 102,7.

A torre de retransmissão, com altura aproximada de 50 metros, ficava no topo de um morro de aproximadamente 100 metros de altura, acima da avenida. Até 1990, a torre abrigava equipamentos de retransmissão de corridas do Jockey Clube.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), assim como o gerente regional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, estiveram no local para assistir a derrubada da torre.

A região onde a torre repetidora foi demolida é um local onde passam aviões que utilizam rotas para os aeroportos do Campo de Marte, de Congonhas (zona sul) e de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

A torre tinha dois transmissores de 600 watts de potência cada um, um terceiro de 300 watts e um aparelho receptor. Os transmissores foram montados artesanalmente, segundo a prefeitura.

Os trabalhos começaram com o corte de energia elétrica dos retransmissores e retirada de um pára-raios. As hastes de sustentação da torre foram serradas com o auxílio de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Às 14h05, a torre foi puxada por um cabo de aço e levada ao chão. Todos os equipamentos foram apreendidos.

A Anatel vai identificar os responsáveis pela instalação dos sistemas. As denúncias sobre operações de rádios clandestinas podem ser feitas pelo telefone da Anatel --0800 33 2001.

Segundo a prefeitura, a demolição está assegurada por normas de uso e ocupação do solo estabelecidas pela legislação municipal. As leis disciplinam a instalação de torres e o funcionamento de antenas de transmissão.



Pesquisas de Danilo Rocha e Rodrigo Viriatto / fonte: Folha Online - 25/10/2007
[email protected]




Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.