Na última segunda-feira (8 de outubro) o Instituto Ibope repassou ao mercado os números atualizados da audiência FM em São Paulo e região metropolitana, panorama que foi divulgado pelo Tudo Rádio nesse mesmo dia. Boa parte das estações apresentaram crescimentos expressivos, incluindo lideres gerais, primeiras colocadas de segmento e a maioria das estações posicionadas entre as 15 primeiras colocadas. Além dos destaques já citados pela redação do Tudo Rádio, outra estação que tem chamado a atenção do FM de São Paulo é a Band FM 96.1, emissora que segue evoluindo nas medições realizadas pelo Instituto Ibope. Veja o panorama:
A emissora completou em junho de 2012 quatro anos de trabalhos desde que retomou uma grade de gênero popular, após uma breve “aventura’ no segmento jovem/pop (na época – em 2007 – com mais estações atuando nesse perfil do que no próprio “bolo popular”). Desde o retorno ao perfil que sempre foi adotado pela sua rede nacional, a Band FM está crescendo aos poucos dentro da medição geral de audiência de São Paulo, principalmente a partir de 2010. A 96.1 FM é tradicionalmente uma rádio que figura entre as primeiras colocações gerais, além de já ter sido dona da primeira colocação de audiência no início dos anos 2000, “status” ainda aumentado pelo atual projeto artístico da Band FM em São Paulo.
Com base na medição realizada pelo Instituto Ibope (período 05h-00h, todos os dias e locais) no trimestre junho a setembro (2011) a Band FM registrava uma média de 137 mil ouvintes por minuto, época que a rádio já era dona do quarto lugar geral. Um ano depois a 96.1 FM tem uma média de 165 mil ouvintes por minuto, sendo que nos últimos resultados a estação também oscilou positivamente mesmo com o mercado FM apresentando variações negativas. Quando a Band FM assumiu brevemente a terceira colocação geral no final de 2011 a rádio tinha uma média de 145 mil ouvintes por minuto, ou seja, o avanço no ranking na ocasião foi motivado principalmente pela oscilação negativa apresentada por uma concorrente na época.
Porém o mercado também dificultou o avanço da Band FM no ranking geral no que se refere a posições: apesar da 96.1 FM crescer gradualmente nas pesquisas, concorrentes diretas também apresentaram grandes oscilações. Hoje a Nativa FM 95.3, atual terceira colocada geral, possuí um índice de audiência que em 2011 era marca de uma vice-líder (e dependendo da oscilação do mercado o atual número da Nativa poderia significar uma liderança geral na época). Com o crescimento do mercado, rádios como Nativa, Tupi FM 104.1 (atual segunda colocada geral) e Transcontinental FM 104.7 (líder no ranking FM) apresentam números médios que oscilam acima da marca de 190 mil ouvintes, chegando a picos de 211 mil na medição atual (05h-00h – todos os dias e locais).
Quatro anos de “retomada popular”
Em 2007 a Band FM passou por um processo de mudança de gênero feito em várias etapas, planejamento adotado apenas pela 96.1 FM de São Paulo. A rede nacional da Band FM foi blindada dessa tentativa de posicionar a emissora no mercado de rádio jovem, mantendo as afiliadas no chamado “segmento popular/eclético”. Já a FM de São Paulo se “aventurou” no segmento jovem paulistano, porém a mudança no perfil da rádio a colocou atrás de suas novas concorrentes, rádios como Mix FM 106.3, 89 FM 89.1, Jovem Pan 2 FM 100.9 e Metropolitana FM 98.5.
A forte concorrência no segmento jovem/pop de São Paulo fez com que a Band FM enfrentasse mais um processo de reposicionamento da estação no mercado paulistano, fato ocorrido em junho de 2008. Na ocasião a 96.1 FM não teve uma mudança gradual de “jovem” para “popular” como a ocorrida em 2007 quando fez o processo inverso. A mudança foi imediata e emergencial, na tentativa de resgatar parte da audiência que posicionava a rádio nas primeiras colocações em medições do Instituto Ibope feitas antes de 2007. Foi nesse período de “tentativas” que a Band FM teve sua marca alterada para o logotipo utilizado até hoje e também a criação da rede nacional da Nativa FM 95.3 (rádio que como a Band FM é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação).
O avanço mais significativo da Band FM foi constatado a partir de 2010 e hoje a FM registra crescimentos graduais, apontando um ritmo mais consistente desse avanço na medição realizada pelo Instituto Ibope.
Clique aqui e acompanhe o panorama geral com base na pesquisa 05h-00h (todos os dias e locais – julho a setembro/2012)
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Band FM, audiência, Ibope, São Paulo