A Rádio Nacional da Amazônia, emissora que opera em Ondas Curtas e é controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O resultado da 34ª edição do prêmio foi divulgado na semana passada, em São Paulo. A emissora pública foi escolhida na categoria Rádio com a matéria “Crimes contra indígenas da ditadura”, de Maíra Heinen. Outra rádio que também foi homenageada foi a Gaúcha AM 600 e FM 93.7 de Porto Alegre.
“Estou muito feliz. Não esperava que uma premiação e um reconhecimento como esse viessem agora”, comemora Maíra. A profissional começou a trabalhar na EBC no dia 11 de junho, após aprovação no concurso público. “Só tenho a agradecer, principalmente pela oportunidade de estar na Rádio Nacional da Amazônia, onde posso trabalhar temas dos quais gosto muito. Abordagens como essa que fizemos não seriam possíveis em emissoras privadas”, afirma.
Fazer matéria sobre “Crimes contra indígenas na ditadura ” possibilitou à jornalista a retomada de uma temática já conhecida na sua trajetória profissional, marcada pela passagem no Conselho Indigenista Missionário (Cimi, organismo vinculado à Confederação Nacional dos Bispos no Brasil – CNBB). Segundo ela, a ideia surgiu após a notícia de que a recém-criada Comissão Nacional da Verdade terá um grupo voltado para a investigação de crimes contra os povos indígenas na ditadura militar.
Já a jornalista Renata Colombo, da rádio Gaúcha, recebeu menção honrosa, em ‘Rádio’, por ‘À espera de um lar: a história de futuros pais’, série composta por quatro reportagens: 'Rio Grande do Sul tem 791 crianças na fila de adoção', 'Pais que entram na fila de adoção sem fazer exigências', Mesmo quem não tem preconceito se torna vítima da fila de adoção no RS' e 'Como uma promotora de Gravataí conseguiu elevar de 2 para 28 o número de adoções de crianças em abrigos do município'.
Concedido a profissionais que prestaram serviços relevantes à causa da democracia, da paz, da Justiça e contra a guerra, neste ano, o Prêmio Especial Vladimir Herzog neste ano vai homenagear os jornalistas Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, e Lúcio Flávio Pinto, do Jornal Pessoal (PA). A cerimônia de entrega será realizada no dia 23 deste mês, às 19h30, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Prêmio, Vladimir Herzog, Rádio Gaúcha, Rádio Nacional da Amazônia