No próximo dia 31 de outubro uma das principais afiliadas da rede paulista Jovem Pan FM vai completar mais um ano de operações. Trata-se da Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis que alcança a expressiva marca de 15 anos de trabalhos na capital de Santa Catarina. Porém o tempo de operação da rede Jovem Pan em Florianópolis é superior a essa marca, já que a emissora paulistana teve passagem por outro canal na cidade entre 1995 e 1997.
No primeiro período em que passou por Florianópolis, a Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo estava nos primeiros anos de operação de sua rede nacional via-satélite, contando com a extinta Jovem Pan FM 99.3 como afiliada voltada a Florianópolis. Na época, o sinal da rádio paulistana já era local na capital catarinense e a marca já possuía uma aceitação considerável por parte do público local. Durante a sua operação em 99.3 FM (concessão de São José, mas torre em Florianópolis) a Jovem Pan teve como concorrentes diretas as rádios Atlântida FM 100.9 e a extinta Transamérica FM 101.7.
No dia 31 de outubro de 1997 a Transamérica deixou suas operações em Florianópolis, cedendo espaço para a Jovem Pan em 101.7 FM. A troca de canal foi importante para a rede, que acabou tendo uma concorrente a menos no mercado da capital catarinense, além de passar a contar com uma estrutura técnica mais apurada do que a operação em 99.3 FM. O sinal da 101.7 FM é considerado um dos melhores do sul do país, além dos investimentos locais em ações promocionais por parte do afiliado local, fortalecendo a marca da rede em Florianópolis.
Desde o início de suas operações em 101.7 FM a Jovem Pan sempre brigou pela liderança no segmento jovem/pop (dados do Instituto Ibope), disputa travada até hoje entre a rede paulista e a Atlântida FM (controlada pelo Grupo RBS). Nos últimos anos a Jovem Pan tem levado vantagem em relação a sua concorrente direta, conforme dados gerais do Instituto Ibope. A afiliada da rede paulistana tenta manter essa condição de audiência investindo em ações promocionais.
No último resultado da pesquisa de audiência do Ibope, a Jovem Pan FM aparece na liderança jovem no período comercial em Florianópolis (06h-19h – segunda a sexta). Geralmente a rádio era dona da primeira colocação em seu segmento apenas no 05h-00h (todos os dias e locais), porém a 101.7 FM também obteve um resultado positivo na medição comercial. A Jovem Pan FM aparece em terceiro geral em Florianópolis, seguida pela Atlântida (rádio que está mais próxima de sua concorrente na medição comercial do que no período 05h-00h – todos os dias).
A 101.7 FM de Florianópolis é uma das principais afiliadas da rede paulista e também compõe uma rede estadual da Jovem Pan FM em território catarinense. Além da capital a marca conta também com as seguintes emissoras: Jovem Pan FM 91.1 de Joinville, Jovem Pan FM 94.1 de Balneário Camboriú, Jovem Pan FM 91.1 de Criciúma e Jovem Pan FM 90.9 de Joaçaba. Os sinais das afiliadas de Joinville, Florianópolis, Itajaí, Criciúma, além da Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, se “encontram” na faixa compreendida entre o litoral do Paraná e o litoral sul catarinense.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Jovem Pan FM, aniversário, Florianópolis, Santa Catarina