Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012 @ 08:01
Ribeirão Preto – Rede jornalística vai substituir a Band FM no dial local
A rede jornalística liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo segue em forte expansão pelos principais mercados brasileiros. Após inaugurar a CBN FM 95.5 de Fortaleza (originada de uma afiliada vinda da faixa AM) e estar na iminencia de iniciar os trabalhos da CBN FM 99.7 de Santos, a rede “all news” dos Sistema Globo de Rádio vai retomar os trabalhos no mercado de Ribeirão Preto, considerado um dos principais centros econômicos do país. Trata-se do retorno da CBN à essa região do interior de São Paulo, rede que ocupará o canal que hoje é da Band FM 90.5.
Segundo informações locais já houve uma reunião informando parte do mercado sobre a alteração, após ela ser veiculada por um veiculo de imprensa de Ribeirão Preto, porém dando a informação que a Difusora FM 91.3 seria a emissora a ceder espaços para a CBN na cidade. Porém conforme apuração do Tudo Rádio, a rede jornalística vai retornar a Ribeirão através do canal que hoje é da Band FM 90.5. A estação é controlada pelo grupo Emissoras Regionais e foi adquirida pela EPTV (afiliada da Rede Globo na televisão). A expectativa é que a mudança seja efetuada no começo de 2013.
A Band FM ocupa os 90.5 FM desde o primeiro semestre de 2005, quando substituiu a local e também popular Regional FM. Nesses sete anos de trabalhos em Ribeirão Preto a rádio não seguiu a programação via-satélite da Band FM, fato que sofreu alteração no começo de 2012. Com base nessa situação a rede popular não conseguiu medir os efeitos de seus trabalhos no mercado de Ribeirão Preto, já que boa parte da grade em rede não era repetida pela afiliada. A 90.5 FM é uma das maiores abrangências de sinal do interior brasileiro, estando entre as estações em FM mais bem estruturadas do país.
A iminente estréia em 90.5 FM marca o inicio dos trabalhos da EPTV com a CBN, ampliando o trabalho conjunto entre o grupo local e o Sistema Globo. No FM a EPTV já conta com outras duas FMs bem estruturadas, também ligadas à uma rede nacional (as rádios Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto e Jovem Pan FM 95.7 de Araraquara). A expectativa é que a EPTV aproveite parte de sua estrutura local voltada ao jornalismo para poder viabilizar o projeto da CBN no mercado ribeirão-pretano.
A aquisição da 90.5 por parte da EPTV perante ao grupo das Emissoras Regionais ocorre no mesmo mês em que o empresário João Molina, de 77 anos, faleceu no último dia 17 de outubro. Molina era o presidente e fundador das Emissoras Regionais de Rádio, grupo composto pelas emissoras Difusora FM 91.3 e Band FM 90.5, em Ribeirão; Difusora AM 1080 de Batatais; Lidersom FM 89.5 de Orlândia; Lidersom AM 1550 de São Joaquim da Barra e a Supersom FM 97.1 de Uberaba (MG).
Retorno à Ribeirão Preto
A futura CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (rádio que carregará a mesma sintonia em FM da matriz da rede localizada na capital paulista) selará o retorno da marca ao mercado ribeirão-pretano. Até 2010 a CBN contava com trabalhos locais realizados em 96.9 FM, emissora que encerrou suas operações no inicio daquele ano para a estréia da atual BandNews FM 96.7.
Com o retorno da CBN ao dial local a cidade de Ribeirão Preto passará a contar no seu dial com as duas principais redes jornalísticas em FM, fato que já ocorre em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Campinas e Curitiba.
Em breve mais informações sobre a mudança no mercado FM de Ribeirão Preto.
Com informações de Jason Lee.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.