O Ministério das Comunicações divulgou nesta quarta-feira, os relatórios de testes com dois sistemas de rádio digital: o Iboc (norte-americano) e o DRM (europeu). Por enquanto, estão disponíveis 7 dos 11 testes realizados pelo MiniCom, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Os outros resultados serão publicados posteriormente na página do ministério na internet. Os padrões foram avaliados em emissoras de diferentes classes e potências em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
A publicação dos relatórios é uma iniciativa do Conselho Consultivo do Rádio Digital, que deverá definir qual o padrão de rádio digital é o mais indicado para ser implantado no Brasil. O grupo, que conta com representantes do governo, do setor de radiodifusão de indústrias e do Congresso Nacional, já realizou sua primeira reunião. A principal tarefa do conselho será avaliar os resultados desses testes e chegar a uma decisão. Os radiodifusores, ouvintes e técnicos interessados em conhecer os resultados das avaliações com os dois sistemas podem ter acesso aos relatórios, bastando apenas fazer o download no site do ministério.
As primeiras discussões sobre as performances das duas tecnologias, no entanto, só ocorrerão na próxima reunião do conselho, no dia 28 de novembro. Em dezembro deste ano, o grupo realiza ainda outros dois encontros. No dia 6, haverá um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio, que falarão sobre as qualidades de suas tecnologias e os resultados dos testes realizados no Brasil. No dia 13, será apresentado um estudo sobre o rádio no Brasil, ligado a aspectos socioeconômicos. Em sua primeira reunião, o conselho definiu ainda a composição de três comissões técnicas do conselho: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos.
Os radiodifusores, ouvintes e técnicos interessados em conhecer os resultados das avaliações com os dois sistemas podem ter acesso aos relatórios
aqui.
Tags:
Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília