Após quase dois anos de parceria, o Grupo Estado não deve continuar com o projeto que está sendo executado com a ESPN e, no final de dezembro, a Estadão ESPN FM 92.9 AM 700 deve deixar o dial de São Paulo. A informação foi publicada ontem pelo Portal Imprensa e, de acordo com a matéria, o grupo que controla várias mídias deve manter a emissora com foco em notícias.
De acordo com as informações, o fim da parceria se deve ao fato de o Grupo Estado estar em contenção financeira. Vale lembrar que o grupo fechou um dos mais tradicionais jornais diários da capital paulista, o Jornal da Tarde. O motivo do encerramento da publicação também teria sido por contenção de gastos, o que reforça a informação da não continuidade do projeto com a ESPN. A Estadão ESPN deve continuar no ar até o dia 31 de dezembro. Há dois dias João Palomino, diretor de jornalismo da ESPN Brasil, convocou uma reunião para informar à equipe sobre o fim da parceria.
A ESPN já busca outro parceiro na frequência FM. No entanto, o grande entrave da emissora seria encontrar uma proposta financeira que se igualasse à que tinha com o Estadão, que pagava ao canal cerca de R$ 2 milhões pelo conteúdo esportivo. Caso não seja possível encontrar um parceiro no dial, a empresa estuda criar uma webrádio.
Vale ressaltar que o projeto Estadão ESPN provocou mudanças no dial da capital paulista. A marca assumiu as freqüências que eram ocupadas pela então Eldorado FM 92.9 e AM 700. Em FM, a Eldorado tinha uma programação musical adulta, enquanto a AM tinha o formato all news.
Em 2009, a Eldorado AM já havia fechado uma parceria com a ESPN, gerando conteúdos exclusivos voltados ao futebol nacional. Com a parceria a AM 700 passou a transmitir os jogos das principais equipes nacionais, com foco nos times paulistas. Logo depois a 107 FM 107.3 (antiga Brasil 2000) fechou parceria com a Eldorado/ESPN, levando o conteúdo transmitido em AM 700 para o mercado FM de São Paulo.
No final de março de 2011, a Eldorado AM deixou de participar do mercado de rádio de São Paulo e passou a veicular o nome fantasia Rádio Estadão ESPN. O conteúdo gerado em 700 AM passou a ser transmitido de forma simultânea para a FM 92.9. Já a programação que era conhecida como Eldorado FM mudou para 107.3 FM, mantendo o nome “Eldorado” no mercado de rádio de São Paulo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Estadão ESPN, parceria, Grupo Estado, ESPN