A Mix FM 106.3 de São Paulo completa hoje (1º de novembro) 16 anos de trabalhos ininterruptos na capital paulista. A emissora possui “pouca idade” em comparação com a maioria dos projetos de rádio executados de forma nacional, porém já está entre as principais estações do país, sendo dona de marcas importantes nas áreas artística e comercial. A FM nasceu no final de 1996 substituindo a antiga SP-1, nome que segue presente na razão social da emissora paulistana. A atual programação da emissora foi executada pela primeira vez em 1999, linguagem que permanece no ar até hoje e virou rede nacional em 2004.
A trajetória da Mix FM foi marcada pelo crescimento rápido obtido em São Paulo e, posteriormente a expansão de sua marca para outros mercados brasileiros. Nos seus primeiros anos a 106.3 FM operava a partir de salas do primeiro andar do famoso “prédio da Gazeta”, localizado no número 900 da Avenida Paulista, com torre de transmissão instalada na Consolação. Em 2006 veio a principal mudança: quando a rádio completou 10 anos a sede da Mix FM mudou para o novo prédio do grupo localizado na Rua Vergueiro (no prédio que é sede do Grupo Mix de Comunicação, conglomerado que controla a FM), alteração que possibilitou um avanço técnico considerável para a FM.
Em 1999, sob a direção de Marcelo Braga a emissora mudou sua linha artística, alcançando a linguagem que é mantida pela rádio até os dias de hoje e, em 2001, a rádio alcançou pela primeira vez a liderança de audiência no segmento jovem/pop, posição mantida pela Mix até 2004 quando foi superada pela Jovem Pan FM 100.9. Em 2006 a Mix FM retomou a liderança no segmento, com destaque para a primeira colocação geral entre as FMs de São Paulo (posição alcançada no final de 2007). De 2006 até hoje a 106.3 FM segue na liderança do público jovem/pop, segundo dados atualizados pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope.
Esses números de audiência auxiliaram a rádio na criação da Rede Mix de Rádio, tendo a sua primeira tentativa em 2001 com a estréia da Mix FM 98.1 de Santos. Em 2002 o projeto sofreu uma pausa com a saída da 98.1 FM do projeto (rádio que retornou à Rede Mix em novembro do ano passado), porém foi retomado já em 2003 com as estréias da Mix FM 90.3 de Avaré (interior paulista) e Mix FM 97.5 de Campinas (hoje como Mix FM 101.1, no ar desde junho de 2010, sendo uma FM própria da rede). Em 2004 a Mix FM estreou os trabalhos como rede via-satélite, gerando uma programação exclusiva para os afiliados. Até hoje a Mix FM de São Paulo possui grade própria, separada da rede.
A rádio também ganhou espaços importantes no mercado de São Paulo devido à realização de eventos direcionados ao público jovem, com destaque para o São Paulo Mix Festival (planejamento que reúne os principais nomes da música jovem da atualidade). Outro marco importante foi a estréia da Mix FM 102.1 do Rio de Janeiro, em 2007, situação que fixou a marca da Mix FM nos dois principais mercados brasileiros. Hoje a rede também está em cidades como Manaus (2007), Recife (2009), Campinas (2010), Curitiba (2005 através da primeira passagem e 2011 na segunda afiliada), Santos (2011), João Pessoa (2005), Maceió (2007), Brasília (2006), Cuiabá (2012), entre outros centros.
As principais concorrentes da Mix FM em São Paulo são as rádios Jovem Pan FM 100.9, 89 FM 89.1, Metropolitana FM 98.5 e Transamérica FM 100.1. Nesse quadro de concorrência com a Mix o destaque é para a Jovem Pan FM, já que as duas marcas são concorrentes em outros mercados além de São Paulo. São eles: Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Manaus, Brasília, Recife, Maceió, Natal, Santos, Cuiabá, Londrina, Vitória, Maringá, Ponta Grossa, Vale do Itajaí / Balneário Camboriú, São João da Boa Vista e, nos próximos dias, no sul do estado de São Paulo (Itapeva / Capão Bonito).
Hoje a Mix é dirigida artisticamente por Marcos Vicca, além da coordenação de Ugo Di Giuseppe (profissionais que estão no projeto da emissora desde 1999). Marco Antônio Martins é o responsável pela expansão e coordenação artística da rede. Recentemente a emissora realizou sua quarta convenção de rede e deverá anunciar a aquisição de novas afiliadas que deverão entrar no ar em 2013.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Mix FM, São Paulo, audiência, aniversário, expansão, artístico