Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2012 @ 12:01

Audiência Campinas: Educadora FM aparece na liderança geral e Cidade em segundo

Campinas – Mix se aproxima da Jovem Pan e Antena 1 recua no mercado campineiro

Publicidade

O Tudo Rádio traz hoje o panorama da audiência FM de Campinas, considerado um dos principais mercados de rádio do país. A cidade do interior paulista é alvo de uma extensa lista de rádios em FM que são sediadas em solo campineiro e também em municípios vizinhos, além de trazer um cenário diferente de outras metrópoles, como a presença de uma rádio do chamado “segmento jovem/pop” na liderança geral. Acompanhe o panorama que é baseado na pesquisa do Instituto Ibope (todos os dias e locais, 05h-00h, trimestre setembro a novembro de 2012):

A Educadora FM 91.7 aparece mais uma vez na liderança geral no mercado FM de Campinas, sendo a única emissora do segmento jovem/pop no país a obter essa marca entre as FMs que operam em metrópoles. A estação que é controlada localmente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação vive um cenário de disputa acirrada com a eclética/popular Cidade FM 92.5, rádio que recentemente voltou a figurar entre as mais ouvidas de Campinas, assumindo a vice-liderança que antes era ocupada pela popular/sertaneja Laser FM 93.3. Mesmo com a disputa com essas estações que são concorrentes indiretas no gênero de programação, a Educadora conseguiu aparecer na primeira colocação do 05h-00h (todos os dias e locais) e também no chamado “ranking comercial” (segunda à sexta, 06h-19h).
 
Mais detalhes curiosos: a pesquisa aponta que a “segunda colocação” é ocupada pelo item “outras”, ou seja, a soma de várias FMs da região (como Band FM 99.7, Notícia FM 89.9, Vox 90 FM 90.3, Clip FM 88.7, Dumont FM 104.3, Kiss FM 107.9, entre outras) resulta numa média que ocuparia a vice-liderança de audiência, atrás apenas do índice da Educadora FM e a frente de rádios como Cidade e Laser. Porém, se desconsiderado esse item (rádios que não possuem sua audiência discriminada em detalhes), o ranking 05h-00h (todos os dias) prossegue com a Cidade em segundo, Laser em terceiro e a 105 FM 105.1 de Jundiaí em quarto lugar geral.
 
A Nativa FM 89.3 segue evoluindo aos poucos e viu a distancia para a 105 FM diminuir nas últimas medições, bem diferente do inicio de 2012, quando a emissora de Jundiaí chegou a brigar pela liderança em Campinas. A Nativa é seguida pela CBN FM 99.1, líder no segmento jornalístico no mercado campineira e dona de uma das melhores marcas de audiência entre as emissoras que compõe a Rede CBN em outras praças brasileiras. A Antena 1 FM 107.5 continua na liderança do segmento adulto-contemporâneo em Campinas, porém viu um recuo em seu índice na comparação com resultados do inicio de 2012 e também de 2011, permitindo a aproximação da Nova Brasil FM 103.7 (rádio que registrou uma melhora no seu desempenho).
 
Mais: há um novo cenário de disputa em Campinas. A Jovem Pan FM 89.9 passa a ter a Mix FM 101.1 mais próxima na medição. A distância ainda é considerada segura para a Jovem Pan, porém a Mix FM segue evoluindo aos poucos no mercado campineiro. A 101.1 FM aguarda uma melhora em sua cobertura de sinal e recentemente fez o lançamento do seu projeto no mercado de Campinas, além de intensificar as ações promocionais locais. A popular Top FM 98.3 (atual Tupi FM 98.3) e BandNews FM 106.7 aparecem na sequência.
 
Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Educadora FM 91.7, Cidade FM 92.5, Laser FM 93.3, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, CBN FM 99.1, Antena 1 FM 107.5 e Nova Brasil FM 103.7. 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.