Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Março de 2013 @ 11:55

Audiência Campinas: Meio FM cresce e acirra disputa pela primeira colocação geral

Campinas – Educadora FM segue líder e a Laser FM reassume a vice-liderança geral

Publicidade

Foi divulgado na primeira quinzena de fevereiro mais um resultado de audiência do meio FM de Campinas, considerado um dos principais do país. Os dados são do Instituto Ibope e, até a publicação dessa matéria, seguem considerados como os números atuais da medição no mercado campineiro. Houve um acirramento da disputa pela primeira colocação da audiência FM de Campinas, com três FMs na casa dos 14 mil ouvintes por minuto (05h-00h, todos os dias e locais). Também foi registrado um crescimento de audiência no meio FM. A pesquisa atual (novembro/2012 a janeiro/2013) será confrontada com a anterior (outubro a dezembro/2012), usando o período 05h-00h (todos os dias e locais) como base. Acompanhe:

A Educadora FM 91.7, emissora do segmento jovem/pop controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, segue líder de audiência na cidade de Campinas no período 05h-00h (todos os dias e locais). A emissora vem liderando nas últimas medições, mas já acompanha uma aproximação de duas concorrentes de gêneros diferentes, rádios que evoluíram na medição em relação à pesquisa anterior. A Laser FM 93.3 foi um dos destaques do ranking atual e reassumiu a vice-liderança geral de audiência e Campinas, rádio que possui a música sertaneja tradicional como um dos pontos principais de sua grade. Já a Cidade FM 92.5, emissora eclética que estava na vice-liderança, passa a ocupar a terceira posição geral. No período “comercial” (06h-19h, segunda a sexta) a vantagem é da Cidade, seguida pela Laser e Educadora.
 
Detalhes importantes: é comum o acirramento da disputa entre a Educadora e a Laser a partir dessa época do ano, situação constantemente observada no decorrer dos últimos anos, com alternância de posição entre essas duas FMs no topo da pesquisa. A novidade fica por conta de três FMs registrarem números muito próximos no período 05h-00h (todos os dias e locais), tornando imprevisíveis os próximos resultados. No caso da Cidade FM, rádio que estava na vice-liderança de audiência na pesquisa anterior, a emissora apresentou uma melhora em seus números na atual medição, porém perdeu posição para a Laser devido o avanço da 93.3 FM ter sido consideravelmente superior ao registrado pela 92.5. Mesmo assim a distancia entre as duas FMs é mínima, inferior a 80 ouvintes na média por minuto.
 
Mais destaques: também foram registrados avanços nos números das rádios 105 FM 105.1 de Jundiaí e Nativa FM 89.3 na pesquisa relacionada à Campinas. O gênero popular ainda deverá apontar novidades ao longo de 2013 com o surgimento da Band FM 106.7 (que deverá oferecer concorrência direta a Cidade FM), além da manutenção da Band FM 99.7 (rádio com sistema irradiante em Amparo, mas com cobertura de sinal local em grande parte do município campineiro). Também se destacaram as rádios CBN FM 99.1 e Antena 1 FM 107.5, estações que possuem em Campinas alguns de seus melhores desempenhos em relação às demais FMs que compõe essas redes nacionais. Com isso a CBN segue em sexto geral e a Antena 1 é dona da liderança no gênero adulto-contemporâneo.
 
A Jovem Pan FM 89.9 acompanhou a tendência de crescimento vista em várias afiliadas da rede paulista e ganhou duas posições na medição campineira, superando a Nova Brasil FM 103.7 e a Mix FM 101.1 nesse ranking (05h-00h, todos os dias e locais). Porém a distância entre essas três estações segue pequena, apontando novas possibilidades de disputa para as próximas medições. 
 
Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Educadora FM 91.7, Laser FM 93.3, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, CBN FM 99.1, Antena 1 FM 107.5, Jovem Pan FM 89.9, Nova Brasil FM 103.7 e Mix FM 101.1
 
Curiosidade: muitas rádios não assinam a medição, tendo suas audiências computadas como “Outras”. Na atual pesquisa a soma dessas FMs é ligeiramente superior a audiência da Educadora no 05h-00h (todos os dias e locais). É importante lembrar que Campinas possui um dos dials em FM mais ocupados por rádios locais e de cidades vizinhas (saiba mais clicando aqui).
 
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Campinas.
 
Veja também a lista de FMs com sinal local no município campineiro. Clique aqui
 

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.