Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 23 de Dezembro de 2007 @ 00:10

Especial 2007: Ano importante para o rádio catarinense

Joinville – O ano de 2007 foi no mínimo interessante para o rádio catarinense. As emissoras do estado sulista apresentaram muitas novidades nos últimos doze meses. E mais: o rádio no Rio Grande do Sul e no Paraná
Publicidade
O ano de 2007 foi muito “quente” para o rádio catarinense. Neste ano o estado de Santa Catarina foi o segundo em exposição no Rádio News, perdendo apenas para São Paulo. Novas emissoras surgiram no dial do interior, mas o que “pegou” mesmo foram as mais diversas mudanças nas rádios já instaladas. A maioria apresentou novidades em termos de ganho de potência (aumentando suas áreas de coberturas).  A redação Sul do Tudo Rádio.com destaca abaixo alguns acontecimentos (lembrando que foram muitos, por isso vamos relacionar aqueles acompanhados de perto pelo portal).

Região de Joinville – Jaraguá do Sul

Antes de relembrar os fatos mais marcantes dessa região catarinense, vamos com mais uma novidade: aumento de potência da Itapema FM 95.3 de Joinville. A rádio passa a operar com aproximadamente 30kw, ampliando de forma considerável a sua cobertura. O sinal da emissora passa a ser bom em municípios como São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Com alguma dificuldade é possível ouvi-la em Blumenau.

Outra novidade foi a liderança regional da 105 FM 105.7 de Guaramirim. A rádio ultrapassou a tradicional Studio FM 99.1 e passou a liderar (segundo dados do Instituto Ibope) nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder. A emissora também anunciou o aumento de sua área de atuação.

Capital – Grande Florianópolis

A principal novidade fica por conta da Regional FM 106.5 de Santo Amaro da Imperatriz. A rádio cresceu consideravelmente em audiência na Grande Florianópolis, além de anunciar investimentos em sua equipe e também no aumento de sua potência. Ainda em Floripa outro fato marcante são os 10 anos da Jovem Pan 2 na freqüência 101.7 FM, após substituir a Transamérica em 1997.

Falando em Transamérica, a portadora popular da rede, a Transamérica Hits, passou a operar na região metropolitana da capital de Santa Catarina. A rádio está no ar através da freqüência 91.5 FM de Tijucas do Sul, litoral catarinense.

Interior do estado e litoral sul

Outra notícia interessante no estado também fica por conta da Transamérica Hits. A emissora estreou no segundo semestre do ano uma retransmissora em Videira, operando na freqüência 102.9 FM. A Transamérica Hits também protagonizou outro episódio no estado, ao deixar a cidade de São Miguel do Oeste (região de Chapecó) após operar em 103.7 FM desde 1999. Já na região de Criciúma várias novas FMs passaram a operar e o que “pegou” mesmo na área foram as novidades em termos de audiência.

Blumenau e Vale do Itajaí

Região que mais apresentou novidades em 2007. Primeiro foi o aumento de potência da extinta Jovem Pan 2 FM 91.5 de Indaial/Blumenau. Aliás, aumento de potência e troca de freqüência. Após as alterações a Jovem Pan 2 durou alguns dias na estação 106.3 FM até ceder espaço para a primeira afiliada da Mix em Santa Catarina, a Mix FM 106.3 de Blumenau. Falando em Mix a rádio anunciou a estréia de mais uma afiliada em território catarinense, mas essa história fica para 2008.

Já em Itajaí a grande novidade ficou para o mês de dezembro. A local Objetiva FM deixou o dial da cidade litorânea para ceder espaços para a primeira experiência como rede da Metropolitana FM de São Paulo. A emissora já esta no ar em 102.1 FM, irradiando a programação da rádio paulista através do nome fantasia de “Metropolitana Praia Brava”. Essa mudança também promete novidades em termos de briga por audiência em 2008.


Todos os estados da Região Sul do Brasil apresentaram grandes novidades. Em Porto Alegre a Pop Rock resolveu deixar a cidade de Canoas e passou a operar a partir da capital gaúcha. Também tivemos em 2007 a ampliação da Rede Aleluia após conquistar uma retransmissora importante, a 93.5 FM de Caxias do Sul.

No Rio Grande do Sul também tivemos o fortalecimento de redes locais, como a ampliação da Rede Maisnova que conquistou novas retransmissoras e a aquisição de uma rádio em Camaquã, pela Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo. Ainda sobre a Pop Rock, a emissora deixou a cidade de Passo Fundo e precisou investir na retransmissora de Carazinho para não perder essa região gaúcha. Outras novidades ficaram por conta dos “troca-trocas” de equipe entre as redes Atlântida e Pop Rock.

Já no Paraná a grande novidade do ano foi a estréia da Classic Pan em Maringá, sendo uma das primeiras experiência da mais nova rede adulta do país, que promete expansão para 2008. O estado também presenciou a implantação de novas FMs no interior, sendo uma delas a Jovem Pan 2 de Ponta Grossa, rádio que opera em 103.5 FM.

Na capital paranaense as principais novidades ficaram com a Clube AM. A rádio sofreu várias mudanças em sua grade de programação desde o inicio do ano e termina 2007 em rede com a Eldorado AM de São Paulo. Em audiência as novidades ficaram por conta do grande crescimento da Mix FM 92.9 em Curitiba, rádio que ultrapassou a Jovem Pan 2 FM 103.9 no ranking geral e conquistou a terceira posição em audiência entre todas as FMs da cidade.

Outra mudança importante foi a troca de freqüência da famosa Dimensão FM da Lapa. Após muitos anos no ar pela freqüência 89.3 FM, a emissora encerra o ano operando em 90.9 FM, cedendo sua antiga estação para a Gospel FM explorar Curitiba.


Nos próximos dias acompanhe os especiais referentes a redes, tecnologia e outros assuntos.


Por Daniel Starck – 23/12/2007
[email protected]


Nota:  AVISO: Recesso no departamento de jornalismo do Tudo Rádio.com - Entre os dias 17 de dezembro e 7 de janeiro o Tudo Rádio.com reduz o número de notícias publicadas no serviço Rádio News. Mesmo com o recesso os radionautas poderão conferir as notícias sobre as rádios brasileiras, inclusive nos feriados de Natal e Ano Novo. Em caso de plantões e notícias extras, o Rádio News poderá publicar mais de uma notícia por dia nesse período. É importante ressaltar o compromisso do Tudo Rádio.com com o jornalismo direcionado ao rádio, filtrando releases desnecessários e trazendo informações e curiosidades diferenciadas, firmando a credibilidade do portal no meio radiofônico.

Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.