Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Julho de 2013 @ 10:56

Especial: CBN tem rápida expansão pelo FM de diferentes regiões do país

São Paulo – Capitais e importantes cidades do interior estiveram na “mira” da expansão da CBN

Publicidade

Desde o início do segundo semestre de 2012 o Tudo Rádio está acompanhando a intensiva movimentação de expansão das operações da Rede CBN, isso no mercado de rádio FM do país. A rádio jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio e liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo, em conjunto com a CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, apresentou uma expressiva expansão no meio FM de capitais de estado e também nos mercados de importantes centros do interior do país. De outubro do ano passado até hoje foram seis inaugurações em FM, delas três em capitas e três em importantes cidades do interior do país. Paralelo à expansão ocorreram aniversários de afiliadas que estão ligadas à marca da CBN desde a primeira metade da década de 90. Acompanhe o panorama:

A recente e expressiva expansão da CBN foi iniciada com a migração de uma afiliada que já operava em conjunto com a rede jornalística. Trata-se da CBN FM 95.5 de Fortaleza (conhecida localmente como CBN / O Povo), emissora originada em outubro do ano passado após a afiliada cearense ter deixado as operações na faixa AM, migrando para o dial FM. A estréia em 95.5 FM foi realizada no dia 27 de outubro de 2012 e até o final do ano passado a emissora cearense contou com transmissão simultânea entre as frequências AM e FM. Próximo a dezembro a CBN encerrou suas operações em 1010 AM, ficando apenas com a 95.5 FM e cedendo o espaço na faixa AM para a reestréia da Rádio Globo em Fortaleza (outra rádio em rede que é controlada pelo Sistema Globo de Rádio).

O Nordeste do país seguiu como palco da expansão recente da CBN pelo dial FM: em fevereiro desse ano ocorreram duas inaugurações, também promovidas devido a trocas de frequências. Em Salvador a CBN FM 100.7 (no ar desde março de 2010 após substituir uma antiga afiliada da CBN que operava no AM da capital baiana) encerrou suas operações para a estréia da CBN FM 91.3. A mudança foi para melhorar a cobertura de sinal da rede em Salvador, sendo que desde 2010 a afiliada da rede jornalística em território baiano é controlada pela Rede Bahia. Paralelo a isso ocorreu outra estréia: o mercado de João Pessoa passou a acompanhar a CBN FM 101.7, emissora originada da CBN AM 920 (a exemplo de Fortaleza, a capital paraibana também foi palco de uma migração de uma afiliada originalmente no AM para operar em FM).

Expansão no interior das regiões Sul e Sudeste: no dia 5 de março foi a vez do país acompanhar a estréia da CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, importante mercado do interior de São Paulo. O inicio das operações marcou o retorno da rádio jornalística ao FM ribeirão-pretano, esse que já foi coberto pela CBN até 2010 em 96.9 FM (estação que hoje é utilizada pela Band FM 96.7, concessão que teve sua sintonia alterada após a saída da CBN). A atual CBN de Ribeirão Preto é fruto da primeira investida da EPTV (afiliada à TV Globo no interior de São Paulo) com a rede jornalística, sendo um grupo que grande estrutura no território paulista. A CBN também tem a sua disposição em 90.5 FM uma das maiores coberturas de sinal do interior do país, devido o porte técnico da estação que passou a abrigar a rede jornalística na região de Ribeirão.

Mais São Paulo: além de contar com a significativa ampliação de sua cobertura por São Paulo através da 90.5 FM de Ribeirão, a CBN passou a contar com a cobertura de outro importante mercado paulista. Também em março desse ano foi acompanhada a estréia da CBN FM 99.7 de Santos, emissora voltada à Baixada Santista. Assim como Ribeirão a estréia em Santos também marcou o retorno da marca CBN a mais um mercado paulista, já que a rede jornalística contou com uma afiliada na região santista durante a primeira metade dos anos 2000 (em 102.1 FM). Nos dois casos as atuais emissoras ligadas à CBN não possuem ligação com as antigas afiliadas e detém um porte técnico mais considerável do que suas antecessoras em relação às praças que são focos de suas operações.

A inauguração mais recente da Rede CBN no FM brasileiro ocorreu no início de julho, através da estréia da CBN FM 95.9 de Blumenau. A emissora é a primeira afiliada da CBN a operar na faixa FM de Santa Catarina, estado que conta com outras parceiras da rede jornalística (porém todas operando na faixa AM). A afiliada de Blumenau também era uma antiga parceira da CBN e a estréia em 95.9 FM foi outra migração de operação entre as faixas AM e FM. Blumenau e região eram cobertas pela CBN AM 820, emissora controlada pelo Grupo RFC (Rede Fronteira de Comunicação). Esse mesmo grupo catarinense promoveu a estréia da CBN no FM catarinense através da 95.9 FM, mercado que também aguarda a estréia da Rádio Globo no AM de Blumenau (processo semelhante ao de Fortaleza, conforme relatado anteriormente).

Veteranas

Paralelo às inaugurações a CBN acompanhou os aniversários de afiliadas consideradas tradicionais. Santa Catarina que foi palco da mais recente estréia da CBN em FM também acompanha por mais de 15 anos as operações da CBN AM 740 de Florianópolis (conhecida como CBN Diário, controlada pelo Grupo RBS). Ainda na região Sul do país a CBN comemorou em maio os 18 anos da CBN FM 90.1 de Curitiba e a partir de outubro serão completados os 15 anos da CBN FM 95.5 de Maringá. Em novembro desse ano a CBN FM 99.1 de Campinas, uma das principais afiliadas da rede jornalística, vai completar 12 anos no ar em FM (rádio também originada do AM, com mais de 20 anos de presença no mercado campineiro). A CBN conta com outras afiliadas veteranas, além de completar 22 anos no ar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Presença no FM

Hoje a CBN conta com 20 emissoras operando em FM, além de contar com outras afiliadas que seguem na faixa AM em diferentes regiões do país. No FM a rede conta com as seguintes emissoras:

CBN FM 90.5 – São Paulo
CBN FM 92.5 – Rio de Janeiro
CBN FM 91.3 – Salvador
CBN FM 95.3 – Brasília
CBN FM 106.1 – Belo Horizonte
CBN FM 95.5 – Fortaleza
CBN FM 91.5 – Manaus
CBN FM 90.1 – Curitiba
CBN FM 99.1 – Campinas
CBN FM 90.3 – Recife
CBN FM 97.1 – Goiânia
CBN FM 104.5 – Maceió
CBN FM 101.7 – João Pessoa
CBN FM 90.5 – Ribeirão Preto
CBN FM 93.5 – Londrina
CBN FM 99.7 – Santos
CBN FM 93.5 – Vitória
CBN FM 95.5 – Maringá
CBN FM 95.9 – Blumenau
CBN FM 101.9 – Palmas


Clique aqui para ver e ouvir a lista completa de emissoras (FMs e AMs) da Rede CBN

Tags: CBN, expansão, Ribeirão Preto, Santos, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Blumenau, São Paulo, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.