O mercado de rádio de Maringá está entre os mais disputados do interior do país. A afirmação é baseada no elevado número de rádios de grande porte presente no município, além dos últimos números da audiência com base em pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope. A cidade com cerca de 350 mil habitantes e localizada no Norte do Paraná abriga afiliadas e emissoras próprias de redes bem estruturadas, além de projetos locais de grande porte, algumas ainda em fase inicial de projeto. O panorama geral da audiência local é com base na pesquisa do Instituto Ibope realizada entre 26 de agosto e 2 de setembro, tendo o período 05h-00h (todos os locais) como base. Acompanhe:
A Maringá FM 97.1 continua ostentando o posto de líder de audiência em períodos importantes da pesquisa. A rádio local que há anos segura essa posição apareceu na ponta de cima da tabela em filtros como 05h-00h e 05h-05h (todos os dias e locais), porém a manutenção dessa liderança não está fácil como em anos anteriores: a Massa FM 92.3 se aproximou de vez da atual líder e já aparece à frente em alguns filtros específicos, como a medição acima dos 15 anos. Na maioria dos períodos a diferença entre as duas rádios é mínima, sugerindo esse acirramento da disputa pela primeira colocação. Com isso o mercado de Maringá está movimentado, tendo duas emissoras de grande porte disputando o topo da tabela de audiência. Outro detalhe importante é que as duas concorrentes tiveram crescimento de audiência na comparação com a pesquisa passada e ampliaram de forma considerável a participação delas no total FM.
Mais destaques: a Mix FM 97.9 segue como uma das maiores audiências do norte do Paraná, ocupando a terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope, posição que já era defendida pela emissora em resultados anteriores. O ranking também aponta uma evolução considerável nos números das rádios Cultura FM 102.5 (que está nas mãos do GRPCOM) e tem realizado investimentos na cidade, fato que resultou no ganho de posições no geral. Novo Tempo FM 104.9 assume a liderança entre as rádios de programação religiosa e aparece na sequência, seguida pela Jovem Pan FM 101.3 (ampliou sua participação no total da audiência FM na comparação com a pesquisa passada, além de ampliar o número absoluto de ouvintes em sua média) e CBN FM 95.5 (líder no segmento jornalístico).
Rádios que são consideradas “novatas no dial” também aparecem na medição, casos da Nativa FM 105.7 e Melodia FM 99.3. A pesquisa também listou as rádios Tododia FM 106.5, UEM FM 106.9, Rede Aleluia FM 104.3 e Cesumar / RUC FM 94.3. Vale lembrar que o dial FM de Maringá também passou a receber o sinal da Rádio T FM 93.9 de Astorga, além de ser coberto por uma série de emissoras de outras cidades paranaenses, casos das sintonias parciais de estações como Rede FM 93.3 (direcionada a Paranavaí), Tribuna Soft FM 89.5 (voltada ao mercado de Londrina), 98 FM 98.3 (Apucarana), Nacional Gospel FM 100.5 (Mandaguari), Rede FM 94.5 (Apucarana), entre outras.
O panorama foi obtido com base nos dados repassados às agências e rádios da região de Maringá.
Maringá e região – Ouça essa e outras emissoras do Norte do Paraná pelo Tudo Rádio:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Massa FM, Maringá FM, Maringá, rádio, Ibope