Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2008 @ 00:05

Especial de aniversário: Educadora FM comemora 30 anos em 2008

Campinas – A data marca três décadas de operações no interior paulista. A Educadora comemora o feito com ações diferenciadas em sua programação
Publicidade

A Educadora FM 91.7 de Campinas está comemorando 30 anos em 2008. A emissora é uma das primeiras estações de rádio do interior paulista, sendo uma espécie de referencial para muitas FMs do interior do Brasil. Para comemorar a data a rádio inseriu inserções relacionadas ao aniversário da Educadora, além de promover ao longo de 2008 ações específicas relacionadas aos 30 anos, como eventos, promoções e programações especiais. A Educadora foi inaugurada no dia 4 de setembro de 1978.

Em 1978 nascia em Campinas a Bandeirantes FM, nome que ainda faz parte da razão social da emissora. Do mesmo jeito que ocorreu com as demais emissoras que nasceram no final da década de 70 e inicio dos anos 80, a Bandeirantes FM executada uma programação considerada adulta para os dias de hoje, diferente dos moldes adotados atualmente pelas chamadas “adultas contemporâneas”. A emissora sempre pertenceu ao grupo paulistano Bandeirantes, mas teve o seu nome alterado para Educadora FM.

A alteração no nome não ficou restrita apenas a Educadora FM. A “irmã” da rádio campineira, a Educadora AM (no ar desde 1933) também alterou sua identificação, porém retornou com o nome Bandeirantes AM após assumir a característica de rede com a matriz paulistana, a Bandeirantes AM 840 de São Paulo.

A Educadora FM sempre foi caracterizada como uma rádio jovem, porém em determinadas épocas (principalmente nos anos 80) a emissora sofreu uma popularização de sua programação. O retorno definitivo de sua programação jovem ocorreu no inícío dos anos 90, época marcada por programas como Programadores da Educadora, Sucessos da Educadora (no ar até hoje), Melhor de 3, entre outros. Esse estilo de programação jovem permanece no ar até hoje.

Uma das grandes mudanças da Educadora ocorreu em 1997. Antes a rádio era sintonizada apenas na região de Campinas, atingindo também algumas áreas mais distantes, mas nada que estivesse localizado fora de um raio de 70km da sede da emissora. No ano de 1997 a rádio alterou todo o seu sistema irradiante, aumentando sua potência de 10kw para 70kw. Apesar de várias emissoras no país irradiarem potências superiores aos 70kw da Educadora, são poucas que possuem uma área de cobertura igual, ou melhor, a que foi conferida aos 91.7 de Campinas.

Atualmente a Educadora é sintonizada em municípios que estão localizados a mais de 200km de Campinas. A rádio também já foi sintonizada no litoral sul do país, em capitais como Curitiba e São Paulo, entre outras praças importantes. Em 2001, durante um curto período de tempo, a rádio foi sintonizada em Caxias do Sul (RS), quando a cidade gaúcha estava com a estação 91.7 liberada.  Essa irradiação é irregular, tendo em vista que existem outras emissoras que podem atrapalhar essa propagação, ou seja, não é possível ouvir a emissora sem interrupções de Campinas a Curitiba, por exemplo.

Outra curiosidade da Educadora que é comum em várias estações do país é a “sombra”. Apesar de toda a sua potência e estrutura, quem vai de Campinas em direção a São José dos Campos tem dificuldades para sintonizar a Educadora logo após a saída da região metropolitana de Campinas. É a “sombra” da rádio campineira, sendo uma espécie de proteção de outra rádio, a Jovem Pira FM 91.5 de Piracaia (região de Bragança Paulista).

Atualmente a Educadora FM segue mantendo seus altos índices de audiência, conseqüência que conferiram a emissora campineira a primeira colocação geral no ranking de Ibope, posição defendida pela rádio desde 2005 (dados do Instituto Ibope).


Por Daniel Starck – 14/02/2008
[email protected]

Recesso do Rádio News (14/02) - Atenção! Hoje (dia 14 de fevereiro de 2008) não haverá expediente na redação do Tudo Rádio.com, com excessão do plantão em caso de acontecimentos extras. Para mais informações entre em contato pelo [email protected]. Retornaremos com nossas atividades a partir de amanhã, dia 15 de fevereiro. Agradecemos a atenção de todos! 

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Campinas, Americana, Valinhos e Vinhedo

Rádios relacionadas à nota:
Educadora FM 91.7 - Campinas 



 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.