As rádios Dimensão FM, Plenitude e Restauração FM e Vida FM (todas operando na frequência 104.9) foram as primeiras emissoras contempladas. As três são vinculadas a igrejas evangélicas. Essa também é a primeira concessão de verba para rádios comunitárias em Uberlândia.
Outras três rádios comunitárias uberlandenses ainda podem pleitear a subvenção. “Cada emissora de rádio terá uma subvenção de aproximadamente R$ 2 mil mensais”, afirmou o secretário de Comunicação, Gustavo Moreira. O recurso é próprio do município e estava alocado na pasta de Comunicação Social.
Segundo a Secom, as três emissoras têm alcance em mais de 40 bairros com programas de notícias, prestação de serviços e atividades culturais. “Sob a orientação do prefeito, vamos subvencionar as rádios comunitários, com a prerrogativa de uma legislação nacional e um entendimento pacífico do Tribunal de Contas do Estado para esses repasses”, disse Gustavo Moreira.
Diretor de uma das rádios comunitárias beneficiadas com a subvenção da Prefeitura de Uberlândia, o missionário Francisco Hélio afirmou que o recurso vai ajudar a implantação de atividades de rádio em escolas públicas na periferia da cidade. “A gente quer além de falar, agir. Temos visto as crianças se perdendo no mundo das drogas e a comunicação social pode ser um caminho para tirá-las desse abismo”, afirmou Francisco Hélio.
Com informações do Correio de Uberlândia
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio comunitária, projeto, inclusão digital, Uberlândia