Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2014 @ 18:14

Plantão exclusivo: Jovem Pan AM já está no ar em FM estendido na Grande São Paulo

São Paulo – Testes foram iniciados por volta das 16h00 de hoje e a rádio já pode ser sintonizada em 84.7 FM

Publicidade

Conforme amplamente noticiado pelo Tudo Rádio nos últimos dias, a Jovem Pan AM 620 obteve uma autorização do Ministério das Comunicações para iniciar os testes em FM estendido, com operação a partir da Avenida Paulista em São Paulo. A transmissão foi iniciada por volta das 16h00 de hoje (29 de agosto) com sintonia em 84.7 FM. Na primeira etapa a rádio vai operar com baixa potência (inicialmente com cerca de 200 watts), porém esse número deverá ser elevado de forma gradual. O processo técnico que envolve esses testes foram detalhados no último dia 27, durante o congresso da SET em São Paulo (evento que teve a cobertura do Tudo Rádio).

Apesar da baixa potência o alcance poderá ser significativo para quem deseja acompanhar os testes: topografia, qualidade dos equipamentos e a falta de interferências na faixa estendida para quem possuí um receptor FM que consegue captar a sintonia 84.7 FM são elementos que devem ajudar na propagação desse sinal. A potência será elevada de forma gradual, processo que auxiliará nos testes. Com base nessas transmissões da Jovem Pan AM em 84.7 FM será possível determinar se haverá interferência em outros serviços, como TV analógica (canais 5 e 6), além do alcance e qualidade dessas estações “estendidas”.

O sistema da Jovem Pan em 84.7 FM conta com dois anéis direcionados para a região da Praça da Sé, partindo do número 807 da Avenida Paulista (topo do edifício que abriga a rádio, com os equipamentos da FM estendida instaladas na torre que abriga a Jovem Pan FM 100.9). O transmissor que será usado tem capacidade até 3.5kw de potência, porém iniciou os trabalhos com 200 watts. O prazo de operação da estação para “Fins Científicos e Experimentais” será de um ano, e já conta com a adesão.

Mesmo com a realização dos testes, ainda não há previsão formalizada pelo Ministério das Comunicações do início da migração em São Paulo e também para outras praças no país. Porém a ABERT em conjunto com a SET divulgaram um levantamento que prevê como será o processo de migração das AMs em diferentes regiões do país (clique aqui e acompanhe o estudo).
 


Foto que mostra a fase de montagem da estrutura da 84.7 FM na torre da Jovem Pan FM

Importância dos testes em 84.7 FM

O teste realizado pela Jovem Pan terá um papel importante nesse processo da migração das rádios AMs para o FM estendido. Através desse procedimento será possível acompanhar a propagação do sinal da estação nessa faixa, estrutura que estará devidamente orientada para não gerar interferências em canais de televisão da Grande São Paulo, Grande Campinas e da Baixada Santista. A faixa do chamado “FM estendido” é a mesma utilizada pela TV analógica, sistema que está próximo do desligamento devido a total migração para a sintonia digital (prazo que já passou por uma série de mudanças e hoje está previsto para ser iniciado em 2015 e finalizado em 2018).

Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM

Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui.

 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11663-plantao-exclusivo-jovem-pan-am-ja-esta-no-ar-em-fm-estendido-na-grande-sao-paulo