Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2014 @ 07:44

SET 2014 | Levantamento da Abert/SET aponta regiões com mais dificuldades para migração

São Paulo – Painel foi ministrado pelo engenheiro André Cintra mostrou regiões com dials “inchados”

Publicidade

O Tudo Rádio acompanhou o chamado Dia do Rádio, realizado nesta quarta-feira, dia de encerramento da SET Expo 2014, realizada na capital paulista. Comandado pelo diretor técnico da Aesp, engenheiro Eduardo Cappia, o painel sobre a migração das rádios AM contou com a participação da diretora do departamento de Outorgas e Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, advogada Denise Menezes de Oliveira, dos engenheiros José Mauro de Ávila e André Cintra, e do diretor comercial da Shively Labs no Brasil, Jonathan Corkey.

Durante a explanação de André Cintra, ele mostrou as premissas do estudo de preliminares de viabilidade técnica para a adaptação das rádios que estão no dial AM para o FM. Em primeiro, há o estudo sobre os canais vagos e reservas do plano FM. Também a viabilização do canal 6 da TV analógica e as rádios comunitárias, os critérios adotados para a migração, os canais adjacentes e possíveis interferências e o método, chamado “Ponto a Ponto”, com estudo da população coberta e interferida pelas novas frequências.

Cintra ressaltou durante sua explanação, que o processo de migração terá ainda um estudo de quem deve ir para o estendido e quem pode ter solução padrão na faixa normal. De acordo com as informações do engenheiro, há regiões em que a adaptação é de “difícil solução” para a faixa normal. Este é o caso do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Há também estado com “problemas maiores”, como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Há ainda o estado de São Paulo, que foi dividido por regiões. Segundo Cintra, as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos e Ribeirão Preto são consideradas “dificílimas”, pela quantidade de rádios. Já as regiões de São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente “devem ter solução”.

Ele também mostrou estados com problemas nas capitais e regiões metropolitanas onde “talvez se consiga solução” para a adaptação à faixa normal. Nestes casos, Cintra apontou os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, no Nordeste, e Santa Catarina no Sul. Vale ressaltar que estes estudos são para a adaptação à faixa atual do FM. Onde não houve possibilidade, as rádios irão migrar para a faixa estendida.

O Tudo Rádio também publicou quais são as primeiras rádios autorizadas a fazer a migração no Brasil. As oito primeiras estão no Rio Grande do Norte. A CBN AM 1190 de Natal deve migrar para uma faixa de potência de classe B. A emissora jornalística deve ocupar a frequência FM 90.5 (mais provável), FM 91.1 ou FM 106.3 na capital potiguar. A Cultura do Oeste AM 1560 de Pau dos Ferros vai ocupar a frequência FM 102.9. A Ouro Branco AM 1360 de Currais Novos migra para FM 99.5.

A Curimatau AM 1530 de Nova Cruz vai para FM 103.5, enquanto a Seridó AM 1100 de Caicó passará a ocupar a frequência FM 100.7 ou mesmo a FM 102.7, o que é mais provável. Ainda segundo o levantamento do Tudo Rádio, a Alagamar AM 1520 de Macau passará para FM 95.5. A Rádio Globo AM 640 de Natal mudará para FM 93.5 e a Nordeste Evangélica AM 900 de Natal ocupará o canal correspondente a FM 92.5.

Tags: Rádio, SET, Expo, feira, migração, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.