Segunda-Feira, 21 de Março de 2016 @ 07:42

Especial: Migração AM-FM sai do papel e primeira migrante AM já está no ar em FM

Juazeiro do Norte – Migração da Rádio Progresso de Juazeiro do Norte tira o processo do papel e coloca a primeira AM migrante no dial FM

Publicidade

Dia 18 de março foi uma data histórica para a radiodifusão brasileira. O motivo? O processo de migração AM-FM do rádio saiu do papel com a primeira migrante AM a operar na faixa FM. A Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte já pode ser sintonizada em 97.9 FM no interior cearense. E o nome da primeira estação AM a migrar para a faixa FM é simbólico: “Progresso”. O processo contou com a participação de André Figueiredo, atual ministro das Comunicações. O comandante da pasta foi entrevistado pela equipe da Rádio Progresso, além de participar dos eventos que marcaram o inicio das operações em FM da primeira migrante. Acompanhe:

Figueiredo foi quem “ligou” a Rádio Progresso na faixa FM, como uma “faixa de inauguração”. O ministro declarou que "o público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros", explicou ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri, onde está localizada a cidade de Juazeiro do Norte. A rádio já pode ser sintonizada nesta área do Ceará em 97.9 FM.

Saiu do papel

O ato ocorrido no dia 18 é importante para o rádio do Brasil. Com o início da operação da Rádio Progresso AM na faixa FM, o processo de migração AM-FM saiu dos papéis e passou a ser uma realidade para os ouvintes e para o mercado nacional. E a emissora cearense só foi a primeira: várias estações estão no chamado “primeiro lote da migração”, ou seja, a expectativa é de que muitas estações migrantes já estejam aptas para operar em FM nas próximas semanas e meses.

As migrantes do primeiro lote estão recebendo os seus boletos de pagamento da outorga em FM, fato que possibilita o início do processo técnico para os trabalhos das estações na faixa FM. Nesta primeira leva serão contempladas as emissoras que obtiveram espaços no “FM convencional” para operar (espectro que vai de 88.1 FM a 107.9 FM). O processo de canalização foi concluído recentemente, indicando as regiões que contam com espaços no dial FM para abrigar as migrantes. Nos locais onde a faixa FM já está congestionada será aberto o “FM estendido”, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.
 


Ministro durante a estreia da Rádio Progresso na faixa FM / Foto: Minicom

 

Números

Segundo o Minicom, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016 (como foi o caso da Rádio Progresso de Juazeiro do Norte). Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na nova faixa, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país (emissoras que estão no segundo lote / lote residual e vão operar na faixa FM estendida – 76 a 87 MHz). No Ceará, serão, ao todo, 56 rádios contempladas.

Dial FM

Os radionautas já podem acompanhar a Rádio Progresso FM 97.9 de Juazeiro do Norte no dial FM do interior cearense. A emissora já está cadastrada no sistema de Dials AM/FM (Guia de Rádios) do Tudo Rádio, inclusive com o seu áudio on-line. Clique aqui e veja a atual configuração do dial FM cearense com a Rádio Progresso em 97.9 FM.

Tem alguma dúvida sobre o processo de migração AM-FM? Datas, lotes, preços, prazos, canalização FM... está tudo aqui! Clique e confira.

 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15003-especial-migracao-am-fm-sai-do-papel-e-primeira-migrante-am-ja-esta-no-ar-em-fm