Quarta-Feira, 16 de Março de 2016 @ 11:10
Juazeiro do Norte - Processo foi confirmado pelo Ministério das Comunicações através de publicação no Diário Oficial da União
Hoje (16) a migração AM dá mais um passo importante. Foi confirmada a primeira emissora AM que irá operar na faixa FM, estação que está presente no primeiro lote do processo. Trata-se da Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte, cidade do interior do Ceará, mercado que está entre os mais populosos do interior nordestino. A informação foi publicada pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (data de hoje). A partir do decreto a emissora cearense já pode iniciar o processo técnico de ida para o dial FM, estação que vai operar na frequência 97.9 FM.
"Após a emissão dos primeiros boletos para pagamento da diferença pela outorga nos últimos dias, recebidos pelo Sistema CADSEI do MC, temos a concretização de um ato de Adaptação de Outorga da emissora de Juazeiro do Norte. A emissora, a partir desta publicação, já pode protocolar o Projeto Técnico de Instalação e se tiver as condições de infraestrutura, aguardar a emissão do Ato de Uso de radiofrequência pela Anatel e iniciar as transmissões", afirma Eduardo Cappia, líder do comitê técnico da AESP.
A Rádio Progresso vai operar como classe C no dial FM (clique aqui e saiba mais sobre a classificação dos portes das emissoras). Com a confirmação desta publicação, o Ministério das Comunicações conseguiu concretizar em março um ato que estava previsto para abril pelo próprio órgão. A informação também é importante, pois tira a migração do papel e torna o processo como uma realidade do meio radiofônico brasileiro. A expectativa é de que outras emissoras que já estejam quitando os seus boletos de nova outorga em FM recebam a autorização para migrarem de faixa.
Cappia ainda alerta as migrantes para os detalhes da Portaria 159. "a Portaria 159, traz uma observação em seu artigo 2, que é se a análise do Projeto Técnico pelo Ministério das Comunicações apresentar exigências quanto ao enquadramento na Norma Técnica FM, contendo falhas ou incorreções, a emissora perde o direito ao funcionamento provisório, devendo cessar suas transmissões, até que o processo esteja concluído com a publicação da Portaria ou Despacho de Aprovando os Locais e Equipamentos", informa Eduardo Cappia.
Em breve mais detalhes sobre o caso.
Tem alguma dúvida sobre o processo de migração AM-FM? Clique aqui e saiba detalhes.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.