Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 @ 18:45

Extra: Feliz FM muda de canal a partir de maio no Rio de Janeiro e assume a sintonia 94.9 FM

Rio de Janeiro - Alpha FM encerra curta trajetória no Rio de Janeiro, projeto que estava em evolução na audiência FM carioca

Publicidade

A rede liderada pela Feliz FM 92.9 de São Paulo vai mudar de canal no Rio de Janeiro. Segundo expectativa da própria rede, a partir de 1º de maio a programação da marca deve migrar dos atuais 89.5 FM para 94.9 FM, estação esta que estava operando como Alpha FM. A Feliz FM já havia iniciado as suas operações através da sintonia 540 AM no início de abril, estação que assim como a 94.9 FM é originalmente controlada pelo Grupo Fluminense. Até o presente momento não há informação sobre qual projeto ocupará a faixa da 89.5 FM.

adstexto

Até o dia 8 de junho a Feliz FM deverá ocupar os dois canais em FM, fato que irá ajudar na migração para 94.9 FM da audiência que hoje está acostumada com a rádio em 89.5 FM. Já a data de entrada no novo canal ainda não foi oficializada, mas deverá ocorrer no próximo dia 1º. 

A rede Feliz FM está presente no mercado carioca desde fevereiro de 2015, substituindo a Rádio Globo em 89.5 FM (esta que, na ocasião, passou a operar em definitivo em 98.1 FM). Já a 94.9 FM passou os últimos anos com a operação do Grupo Bandeirantes de Comunicação, primeiro com a BandNews FM no canal (entre 2005 e 2017) e, na sequência, com a Alpha FM na sintonia.

Desde o começo do mês de abril a Feliz FM já estava com a sua programação de formato gospel sendo repetida pela 540 AM, substituindo assim a antiga Rádio Fluminense.

A 94.9 FM encerrou a sua operação local como Alpha FM na última sexta-feira (20), mas seguiu com a identificação da rádio e executando uma grade de formato adulto-contemporâneo até esta semana.

Vale lembrar que a Feliz FM ocupa a liderança em seu formato de programação (gospel) em mercados como São Paulo e Salvador (Kantar Ibope Media), perfil este que tem a Rádio Melodia FM 97.5 como líder geral no Rio de Janeiro.

Trajetória da Alpha FM no Rio

A Alpha FM chegou ao Rio de Janeiro em junho do ano passado, fruto de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação (que opera o canal desde 2005) e o Grupo Camargo de Comunicação (GC2, responsável pela Alpha FM). Com menos de um ano no ar, a Alpha FM tem evoluído gradualmente na audiência carioca, mercado que conta com várias FMs voltadas ao formato adulto-contemporâneo. Na última medição de audiência, divulgada no início deste mês ao mercado, a Alpha FM cravou o seu melhor resultado e passou a disputar posições de maior destaque no ranking carioca.

Para se ter uma ideia do desempenho da Alpha FM, por exemplo, na audiência on-line a rádio já figurava na segunda colocação mensal entre as estações do mesmo perfil no Rio de Janeiro dentro do diretório do tudoradio.com (Rádios ao vivo e Dials FM/AM tudoradio.com), isso segundo medição aferida pelo Google Analytics. 

O alto custo operacional dos canais em FM do Rio de Janeiro tem vitimado vários projetos de rádios, fator que não tem acompanhado a audiência crescente (interesse dos ouvintes locais), já que a maioria das saídas ocorreram quando as FMs em questão estavam em seus melhores momentos. Os casos mais recentes ocorreram com a Rádio Mania em 102.9 FM (esta que já está no ar novamente em 91.1 FM) e a Fanática FM 104.5 (deixou o dial FM no final de março passado).

Sediada em São Paulo, a Alpha FM conta com um projeto de rede que está em fase de implantação, com resultados positivos em Goiânia (onde já lidera a audiência do formato adulto-contemporâneo) e Rio de Janeiro (audiência crescente). 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/19464-extra-feliz-fm-muda-de-canal-a-partir-de-maio-no-rio-de-janeiro-e-assume-a-sintonia-949-fm