Quinta-Feira, 09 de Agosto de 2018 @ 13:07

Equipe de jornalismo da 91 FM é alvo de atentado à tiros em Curitiba

Curitiba – Jornalistas relataram que ouviram, pelo menos, dez tiros quando chegaram à emissora

Publicidade

A equipe de jornalismo do programa 91 Notícias, que vai ao ar pela 91 FM 91.3 de Curitiba, sofreu um ataque a tiros nesta quarta-feira (8). Os jornalistas Ricardo Vieira e Silvia Valim, além do filho do proprietário da emissora, Moisés Pires, foram recebidos a tiros na emissora, que fica no Pilarzinho (região norte da capital). O programa é de uma produtora terceirizada e que estreou esta semana.

adstexto

Segundo informações do site do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor), os apresentadores do noticiário matinal aguardavam abertura da rádio do lado de fora, por volta das 4h30 da manhã, quando o proprietário chegou ao local e abriu o portão principal. Neste momento, um homem começou a atirar em direção à equipe, atingindo um dos carros. 

“Os tiros foram em sequência. A impressão é que toda a munição foi utilizada para nos atingir. Ouvi, pelo menos, dez tiros. Meu carro estava em grande parte encoberto pelo veículo do Ricardo e só por isso não foi atingido. Aceleramos e tentamos nos distanciar o máximo da rádio”, conta Valim.

O suspeito fugiu do local. “Só tive noção do risco quando paramos e vimos que uma das balas atingiu meu carro. Até o momento eu achava que os tiros tinham sido para cima, só para assustar. Mas o risco foi real”, explica Vieira.

Foram encontrados no local 11 projéteis de calibre .40, proibidos para uso tanto de seguranças particulares como guardas municipais. Os jornalistas fizeram boletim de ocorrência no 3º Distrito Policial e aguardam o resultado das perícias do setor de criminalística. A polícia também informou durante o boletim de ocorrência que atirar, mesmo que para cima, é ilegal e, portanto, as investigações são por disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio.

O SindijorPR repudiou qualquer tipo de agressão ao jornalista e já solicitou imediata medida de segurança no local, além de apurar junto à polícia um parecer sobre a investigação do caso. A direção da Rádio informou que já possui uma equipe de vigilância para a rádio e que os profissionais desta irão acompanhar a entrada dos jornalistas nos próximos dias. Também foi relatado o início de um projeto para construção de uma entrada exclusiva da emissora - hoje ela é compartilhada com o mercado ao lado.

Para o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, não se pode admitir riscos para os profissionais. "Já sofremos assédio e corremos riscos diariamente no exercício da profissão. Não ter o mínimo de segurança possível no local de trabalho é inadmissível, assim como qualquer violência aos trabalhadores", finaliza.

Sede da 98 FM já foi alvo de ataque em Curitiba

Em fevereiro deste ano, um homem atirou uma bomba caseira na portaria das rádios do Grupo GRPCOM em Curitiba. O complexo que abriga as emissoras 98 FM 98.9, Mundo Livre FM 93.9 e Rádio Continental AM 1270. 

Dias depois, a polícia prendeu Jeremias Oliveira da Silva, 33 anos, que foi encontrado em uma casa abandonada no bairro Pilarzinho e confessou o crime. Segundo o delegado Leonardo Carneiro, do 3º Distrito, o suspeito alega que foi ofendido por trabalhadores da rádio e da emissora de TV e que por isso cometeu o crime. Em entrevista à Tribuna do Paraná, Jeremias disse que ouviu em casa algumas ofensas e sabia que era para ele.

Com informações do Bem Paraná

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20092-equipe-de-jornalismo-da-91-fm-e-alvo-de-atentado-a-tiros-em-curitiba