Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2019 @ 17:43

Plantão exclusivo: Rádio Gazeta interrompe a sua operação no AM de São Paulo

São Paulo - Transmissor será desligado a partir das 19h00, antes da execução da A Voz do Brasil

Publicidade

Atualizado - 19h04 - Conforme noticiado pelo tudoradio.com, a Rádio Gazeta AM desligou seu transmissor exatamente às 19h00

A Rádio Gazeta AM 890 encerrará a sua transmissão em São Paulo. A informação ainda é extra-oficial, mas a previsão é de que o sinal da emissora operada pela Fundação Cásper Líbero saia do dial AM paulistano a partir das 19h00 desta segunda-feira (28), antes da execução da A Voz do Brasil. Até o momento não há um comunicado oficial ou avisos para a audiência.

adstexto

Não há a confirmação oficial se a estação AM ficará inativa até iniciar o processo de migração para a faixa FM (processo que ainda está sem data prevista para acontecer, sendo que em São Paulo deverá ser em FMe - faixa estendida) ou se a concessão AM será entregue à União, à exemplo do que aconteceu com as AMs do Sistema Globo de Rádio (na capital paulista a 780 AM foi desativada no segundo semestre de 2018).

Veja também:
> "Donos de rádios nunca pensariam em devolver AMs simplesmente para economia de gastos", afirmam gestores 
> Rádio Cultura Brasil opera com potência reduzida após queda de torre em São Paulo
> Exclusivo: AMs do Sistema Globo de Rádio serão desligadas em setembro. Apenas a 1100 AM segue no ar 

Segundo informações extra-oficiais obtidas pelo tudoradio.com, a programação universitária da Rádio Gazeta, esta ligada à Faculdade Cásper Líbero, será mantida via internet, com transmissões em áudio e vídeo. Já a marca Gazeta segue no dial paulistano através da Gazeta FM 88.1, emissora de formato popular/hits que está entre as maiores audiências do rádio de São Paulo.

Também sem confirmação oficial, o desligamento da 890 AM pode estar relacionado ao alto custo de operação da estação. A estrutura de transmissão da Rádio Gazeta fica na Estrada da Riviera, na margem da Represa de Guarapiranga.

A emissora foi fundada em 30 de novembro de 1923 (completou 95 anos) como Sociedade Rádio Educadora Paulista. A partir de 15 de março de 1943, há 75 anos, passou a se identificar como Rádio Gazeta, etapa iniciada pelo jornalista Cásper Líbero.

O tudoradio.com seguirá acompanhando o caso.


Logotipo utilizado atualmente pela Rádio Gazeta AM / reproducão: site da Rádio Gazeta AM

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21016-plantao-exclusivo-radio-gazeta-interrompe-a-sua-operacao-no-am-de-sao-paulo