Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2018 @ 07:47

"Donos de rádios nunca pensariam em devolver AMs simplesmente para economia de gastos", afirmam gestores

São Paulo - Diretoria da Jovem Pan vê como um erro grave a entrega de canais AMs em quatro grandes mercados brasileiros

Publicidade

Neste segundo semestre de 2018 o rádio tem acompanhado com atenção a movimentação de alguns grupos de comunicação que devolveram suas concessões AMs para a União, casos de rádios do Sistema Globo de Rádio e do Grupo RBS. Nos dois casos foram alegados custos operacionais e incompatibilidades de projetos e a repercussão dessa ação não é positiva nos bastidores. O tudoradio.com ouviu gestores de rádios de São Paulo, que classificaram a iniciativa como um "erro grave".

Paulo Machado de Carvalho Neto (Paulito), atual presidente da AESP, gestor das redes da Jovem Pan e responsável por uma AM do grupo no interior paulista, considera no mínimo equivocado o ato de devolver as concessões, se desfazendo das AMs. Segundo o profissional, o processo de migração das AMs para a faixa FM está andando e se desfazer dos canais é "um ato precipitado". Paulito afirma que há um esforço da Anatel em acomodar cada vez mais as migrantes AMs no FM convencional, ou seja, é preciso ter cautela nas decisões.

Também da Jovem Pan, Marcelo Carvalho (vice-presidente do grupo), concorda que há um alto custo operacional do AM nas regiões metropolitanas (um dos motivos alegados pelos grupos que se desfizeram dos canais), mas afirma que "gestores, donos de radios, nunca pensariam em devolver os dials simplesmente para economia de gastos" e completa dizendo que é necessário aguardar a evolução da migração para a faixa FM e cita o exemplo da Rádio Planalto de Brasília, que apenas interrompeu suas atividades momentaneamente (situação que também é observada em outras estações no interior, que estão em compasso de espera). 

Marcelo também lembra dos testes bem sucedidos na faixa de FM estendida na Grande São Paulo, realizados em 2014 quando a região ainda contava com a TV analógica em operação. Com o processo de desligamento da televisão, o espectro FM estendido está livre para a canalização das FMs migrantes em grandes centros, porém ainda há a possibilidade de mais estações serem acomodadas no FM convencional. Com isso, é necessário ter cautela nas decisões, afirma novamente Paulito.

Em entrevista ao tudoradio.com em 2017, Paulito já havia destacado os próximos passos da migração AM-FM e a possibilidade de avanço do FM estendido no mercado brasileiro (leia aqui).

Tags: AMs, migração AM-FM, canais, extinção, concessões, Governo, expectativa

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.