Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018 @ 07:46

Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 500 migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials tudoradio.com

São Paulo - Fechamento mais recente indicava 485 migrantes AM-FM com cobertura de sinal em FM conhecidas pelo mercado. Londrina e São Carlos encaminham a migração

Publicidade

O tudoradio.com continua mapeado o dial FM de todo o país, com um levantamento especial dedicado ao processo de migração AM-FM. Nesta segunda quinzena de outubro, o sistema Dials FM/AM do tudoradio.com conta com quase 500 migrantes AM-FM indicadas como ativas na faixa FM, com suas respectivas abrangências já conhecidas e mapeadas pelo portal (total de 485 até o momento). O estado que segue à frente no processo é o Paraná, com 66 emissoras vindas da faixa AM que estão operando em FM. Acompanhe:

Duas das últimas migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials FM/AM do tudoradio.com foram as rádios 104.3 FM de Camaçari (Grande Salvador, na Bahia) e Rádio Venceslau FM 100.5 de Presidente Venceslau (interior paulista, região de Presidente Prudente). O primeiro caso chama a atenção do mercado nacional, por se tratar de uma futura afiliada da Rádio Globo, estação que até o momento está em fase de testes no dial FM da Grande Salvador.

A mais recente migrante AM-FM a ser cadastrada e mapeada pelos  Dials FM/AM do tudoradio.com foi a Rádio Folha FM 100.3 de Boa Vista, rádio que é a primeira AM a estrear em FM no estado. A rádio possuí um porte considerável de potência (opera na classe A2), foi originada no canal 1020 AM e sua inauguração oficial foi neste domingo (21), conforme indicado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

O Paraná é o estado que continua com o processo de migração AM-FM mais avançado, com as já citadas 66 emissoras mapeadas pelo tudoradio.com. A mais recente delas foi a Massa FM 97.9 de Céu Azul, inaugurada na última quinta-feira (18) após passar alguns dias em expectativa na região de Cascavel (PR). A estação é originada da antiga Rádio União, esta que operava em 1510 AM.

São Paulo, estado que conta com uma situação um pouco mais complicada quanto a espaço no espectro FM convencional (entre 88.1 FM e 107.9 FM), tem 57 emissoras já mapeadas pelos Dials FM/AM tudoradio.com. Minas Gerais (com 54 rádios) e Santa Catarina (48) aparecem na sequência.

Vale lembrar que a migração AM-FM saiu do papel através da Rádio Progresso FM 97.9 de Juazeiro do Norte, primeira estação do país a iniciar suas atividades em FM entre as rádios que participam desse processo. A inauguração foi em 18 de março de 2016.

Leia mais:
> Levantamento da ABERT aponta que 95% das emissoras pesquisadas consideram positiva a migração AM-FM
> Levantamento do tudoradio.com aponta 427 migrantes AM-FM mapeadas nesta reta final de julho

Londrina (PR) e São Carlos (SP) também terão migração em faixa FM convencional

Londrina e São Carlos são mais duas grandes cidades brasileiras que tiveram confirmadas a utilização do FM convencional (de 88.1 FM para 107.9 FM) para o processo de migração AM-FM, isso após acordos entre as estações migrantes locais para adequação de porte de potência e, em alguns casos, uso de canais de segundo adjacente. A expectativa anterior era de que as duas cidades seguissem na lista de localidades que só teriam a migração AM-FM efetuada em FM estendido (FMe, de 76 a 88 MHz).

Os canais que serão utilizados para a migração AM-FM em Londrina são: 203 (classe A4 - 88.5 FM), 213 (B1 - 90.5 FM), 219 (A4 - 91.7 FM), 262 (A4 - 100.3 FM), 265 (A4 - 100.9 FM) e 292 (A4 - 106.3 FM), todas com coordenadas pré-fixadas. Já São Carlos os canais serão 205 (B1 - 88.9 FM), 216 (B1 - 91.1 FM) e 300 (C - 107.9 FM), também com coordenadas pré-fixadas.

Recentemente o tudoradio.com acompanhou o caso de Belém (PA), que teve o seu processo de migração AM-FM confirmado para o FM convencional através do uso do segundo adjacente (exemplo: o segundo adjacente de 100.1 FM é 100.5 FM).

Veja também:
> SET Expo 2018 | Migração AM-FM é destaque no primeiro painel do "Dia do Rádio" no SET EXPO 2018

Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com

Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

485 migrantes AM-FM?

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 485 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

Tags: Rádio, migração, AM-FM, levantamento, canais, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.