Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018 @ 07:46

Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 500 migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials tudoradio.com

São Paulo - Fechamento mais recente indicava 485 migrantes AM-FM com cobertura de sinal em FM conhecidas pelo mercado. Londrina e São Carlos encaminham a migração

Publicidade

O tudoradio.com continua mapeado o dial FM de todo o país, com um levantamento especial dedicado ao processo de migração AM-FM. Nesta segunda quinzena de outubro, o sistema Dials FM/AM do tudoradio.com conta com quase 500 migrantes AM-FM indicadas como ativas na faixa FM, com suas respectivas abrangências já conhecidas e mapeadas pelo portal (total de 485 até o momento). O estado que segue à frente no processo é o Paraná, com 66 emissoras vindas da faixa AM que estão operando em FM. Acompanhe:

Duas das últimas migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials FM/AM do tudoradio.com foram as rádios 104.3 FM de Camaçari (Grande Salvador, na Bahia) e Rádio Venceslau FM 100.5 de Presidente Venceslau (interior paulista, região de Presidente Prudente). O primeiro caso chama a atenção do mercado nacional, por se tratar de uma futura afiliada da Rádio Globo, estação que até o momento está em fase de testes no dial FM da Grande Salvador.

A mais recente migrante AM-FM a ser cadastrada e mapeada pelos  Dials FM/AM do tudoradio.com foi a Rádio Folha FM 100.3 de Boa Vista, rádio que é a primeira AM a estrear em FM no estado. A rádio possuí um porte considerável de potência (opera na classe A2), foi originada no canal 1020 AM e sua inauguração oficial foi neste domingo (21), conforme indicado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

O Paraná é o estado que continua com o processo de migração AM-FM mais avançado, com as já citadas 66 emissoras mapeadas pelo tudoradio.com. A mais recente delas foi a Massa FM 97.9 de Céu Azul, inaugurada na última quinta-feira (18) após passar alguns dias em expectativa na região de Cascavel (PR). A estação é originada da antiga Rádio União, esta que operava em 1510 AM.

São Paulo, estado que conta com uma situação um pouco mais complicada quanto a espaço no espectro FM convencional (entre 88.1 FM e 107.9 FM), tem 57 emissoras já mapeadas pelos Dials FM/AM tudoradio.com. Minas Gerais (com 54 rádios) e Santa Catarina (48) aparecem na sequência.

Vale lembrar que a migração AM-FM saiu do papel através da Rádio Progresso FM 97.9 de Juazeiro do Norte, primeira estação do país a iniciar suas atividades em FM entre as rádios que participam desse processo. A inauguração foi em 18 de março de 2016.

Leia mais:
> Levantamento da ABERT aponta que 95% das emissoras pesquisadas consideram positiva a migração AM-FM
> Levantamento do tudoradio.com aponta 427 migrantes AM-FM mapeadas nesta reta final de julho

Londrina (PR) e São Carlos (SP) também terão migração em faixa FM convencional

Londrina e São Carlos são mais duas grandes cidades brasileiras que tiveram confirmadas a utilização do FM convencional (de 88.1 FM para 107.9 FM) para o processo de migração AM-FM, isso após acordos entre as estações migrantes locais para adequação de porte de potência e, em alguns casos, uso de canais de segundo adjacente. A expectativa anterior era de que as duas cidades seguissem na lista de localidades que só teriam a migração AM-FM efetuada em FM estendido (FMe, de 76 a 88 MHz).

Os canais que serão utilizados para a migração AM-FM em Londrina são: 203 (classe A4 - 88.5 FM), 213 (B1 - 90.5 FM), 219 (A4 - 91.7 FM), 262 (A4 - 100.3 FM), 265 (A4 - 100.9 FM) e 292 (A4 - 106.3 FM), todas com coordenadas pré-fixadas. Já São Carlos os canais serão 205 (B1 - 88.9 FM), 216 (B1 - 91.1 FM) e 300 (C - 107.9 FM), também com coordenadas pré-fixadas.

Recentemente o tudoradio.com acompanhou o caso de Belém (PA), que teve o seu processo de migração AM-FM confirmado para o FM convencional através do uso do segundo adjacente (exemplo: o segundo adjacente de 100.1 FM é 100.5 FM).

Veja também:
> SET Expo 2018 | Migração AM-FM é destaque no primeiro painel do "Dia do Rádio" no SET EXPO 2018

Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com

Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

485 migrantes AM-FM?

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 485 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

Tags: Rádio, migração, AM-FM, levantamento, canais, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.