Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Julho de 2018 @ 07:44

Levantamento do tudoradio.com aponta 427 migrantes AM-FM mapeadas nesta reta final de julho

São Paulo - Paraná continua com o maior numero de emissoras migrantes para a faixa FM. Porto Velho (RO), Campina Grande (PB) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) tem novidades em seus dials

Publicidade

O tudoradio.com segue acompanhando de perto os passos dados pela migração das rádios AMs para a faixa FM, através do mapeamento realizado pelo serviço “Dials FM/AM tudoradio.com”. De 389 emissoras listadas no começo de junho, o levantamento aponta que hoje (24) são conhecidas 427 estações ativas no dial FM que migraram do AM. A evolução ainda é concentrada no “FM convencional”, ou seja, entre 88.1 FM e 107.9 FM. E o Paraná segue como o estado com mais migrantes AM-FM ativas no dial. Acompanhe:

Porto Velho (capital de Rondônia), Cacheiro de Itapemirim (sul do Espírito Santo) e Campina Grande (interior da Paraíba) são os centros mais populosos que foram beneficiados pela migração AM-FM nesta última leva do mapeamento feito pelo portal. A primeira passou a receber a sintonia da Rádio Caiari FM 103.1, estação originada na faixa AM e que agora opera como classe A4 de operação. Já Cachoeiro de Itapemirim viu o inicio das atividades da Rádio Cachoeiro FM 96.3 e Campina Grande passou a ser coberta pela Rádio Caturité FM 104.1.

Outra cidade de porte relevante que passou a contar com uma migrante AM-FM ativa em seu dial é a sul mato-grossense Corumbá, cidade que passou a ser coberta pela Rádio Difusora FM 95.9. A estação é originada em 1360 AM e foi catalogada pelo levantamento do “Dials FM/AM tudoradio.com” no último dia 3.

Por estado

A migração AM-FM foi mais efetiva no sul do país neste mês de julho, com o Paraná seguindo como o estado com mais migrantes mapeadas pelo “Dials FM/AM tudoradio.com”. Das 59 FMs registradas, quarto foram levantadas neste mês de julho. Santa Catarina também teve mais quatro migrantes mapeadas na faixa FM, sendo uma delas a potente Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga (de classe A1 de operação, rádio que atinge a cidade de Criciúma, praça que esta entre as mais populosas do estado).

O Ceará também contribuiu com o avanço da migração AM-FM, com três novas migrantes mapeadas neste mês de julho. Já o Sergipe, pequeno em área (o que confere às FMs uma abrangência praticamente estadual) teve duas novas FMs vindas da faixa AM, sendo que uma delas reforçou a Rede Xodó FM (Xodó FM 99.5 de Simão Dias, integrando a rede liderada pela Xodó FM 102.3 de Aracaju).

No geral, o Paraná aparece com 59 migrantes AM-FM mapeadas pelo “Dials FM/AM tudoradio.com”, seguido por Minas Gerais com 51 emissoras, São Paulo com 50, Santa Catarina com 40 e 36 no Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro, que segue tímido na migração AM-FM com 4 emissoras mapeadas, passou a contar com a Princesinha FM 93.7 (Miracema) neste mês de julho.

Vale lembrar que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais seguem com muitas indefinições no processo de migração AM-FM, já que as áreas mais populosas desses estados necessitam do FMe (FM estendido) para que o processo avance. Também existem tentativas de uma maior acomodação no espectro convencional.

Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com

Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

427 migrantes AM-FM?

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 427 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria). 

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Tags: Rádio, migração, AM-FM, dial, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.