Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Julho de 2018 @ 07:44

Levantamento do tudoradio.com aponta 427 migrantes AM-FM mapeadas nesta reta final de julho

São Paulo - Paraná continua com o maior numero de emissoras migrantes para a faixa FM. Porto Velho (RO), Campina Grande (PB) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) tem novidades em seus dials

Publicidade

O tudoradio.com segue acompanhando de perto os passos dados pela migração das rádios AMs para a faixa FM, através do mapeamento realizado pelo serviço “Dials FM/AM tudoradio.com”. De 389 emissoras listadas no começo de junho, o levantamento aponta que hoje (24) são conhecidas 427 estações ativas no dial FM que migraram do AM. A evolução ainda é concentrada no “FM convencional”, ou seja, entre 88.1 FM e 107.9 FM. E o Paraná segue como o estado com mais migrantes AM-FM ativas no dial. Acompanhe:

Porto Velho (capital de Rondônia), Cacheiro de Itapemirim (sul do Espírito Santo) e Campina Grande (interior da Paraíba) são os centros mais populosos que foram beneficiados pela migração AM-FM nesta última leva do mapeamento feito pelo portal. A primeira passou a receber a sintonia da Rádio Caiari FM 103.1, estação originada na faixa AM e que agora opera como classe A4 de operação. Já Cachoeiro de Itapemirim viu o inicio das atividades da Rádio Cachoeiro FM 96.3 e Campina Grande passou a ser coberta pela Rádio Caturité FM 104.1.

Outra cidade de porte relevante que passou a contar com uma migrante AM-FM ativa em seu dial é a sul mato-grossense Corumbá, cidade que passou a ser coberta pela Rádio Difusora FM 95.9. A estação é originada em 1360 AM e foi catalogada pelo levantamento do “Dials FM/AM tudoradio.com” no último dia 3.

Por estado

A migração AM-FM foi mais efetiva no sul do país neste mês de julho, com o Paraná seguindo como o estado com mais migrantes mapeadas pelo “Dials FM/AM tudoradio.com”. Das 59 FMs registradas, quarto foram levantadas neste mês de julho. Santa Catarina também teve mais quatro migrantes mapeadas na faixa FM, sendo uma delas a potente Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga (de classe A1 de operação, rádio que atinge a cidade de Criciúma, praça que esta entre as mais populosas do estado).

O Ceará também contribuiu com o avanço da migração AM-FM, com três novas migrantes mapeadas neste mês de julho. Já o Sergipe, pequeno em área (o que confere às FMs uma abrangência praticamente estadual) teve duas novas FMs vindas da faixa AM, sendo que uma delas reforçou a Rede Xodó FM (Xodó FM 99.5 de Simão Dias, integrando a rede liderada pela Xodó FM 102.3 de Aracaju).

No geral, o Paraná aparece com 59 migrantes AM-FM mapeadas pelo “Dials FM/AM tudoradio.com”, seguido por Minas Gerais com 51 emissoras, São Paulo com 50, Santa Catarina com 40 e 36 no Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro, que segue tímido na migração AM-FM com 4 emissoras mapeadas, passou a contar com a Princesinha FM 93.7 (Miracema) neste mês de julho.

Vale lembrar que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais seguem com muitas indefinições no processo de migração AM-FM, já que as áreas mais populosas desses estados necessitam do FMe (FM estendido) para que o processo avance. Também existem tentativas de uma maior acomodação no espectro convencional.

Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com

Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

427 migrantes AM-FM?

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 427 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria). 

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Tags: Rádio, migração, AM-FM, dial, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.