Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2018 @ 15:11

SET Expo 2018 | Migração AM-FM é destaque no primeiro painel do “Dia do Rádio” no SET EXPO 2018

São Paulo – Entre os destaques, está a canalização do FMe e o uso do chamado segundo adjacente

Publicidade

O SET EXPO 2018, que está sendo realizado no Expo Center Norte, na capital paulista, teve na manhã desta quarta-feira (29) o Dia do Rádio. Especialistas ministraram painéis sobre o meio e o destaque do primeiro do dia foi a migração AM-FM. Entre os assuntos abordados, estiveram o uso do chamado segundo adjacente e a canalização do FMe (FM estendido, faixa que antes era ocupada pela TV analógica). O painel teve o nome de “Rádio Pós Migração / Redução de Cobertura?”, moderado por Eduardo Cappia (SET, EMC e AESP).

André Cintra (Diretor de Rádios da ABERT) atualizou o panorama sobre a migração AM-FM). Cintra falou sobre o uso do segundo adjacente (por exemplo: o adjacente de 107.1 FM é 107.5 FM). Essa proximidade de dial no mesmo local possibilitou que Belém (PA) tenha a migração na faixa convencional. O processo irá para consulta pública.


Painel sobre a migração AM-FM no "Dia do Rádio" do SET Expo / foto: tudoradio.com

Cintra destacou ainda que o MCTIC deve liberar mais cidades para a realização de audiência pública para aprovação de canais FM para migração. Segundo ele, várias localidades que antes estavam previstas para ter suas rádios no FMe, poderão migrar para o dial convencional (veja o quadro abaixo). Uma exceção, mas que ainda está em estudo segundo André Cintra, é Blumenau, que poderá ter apenas uma rádio migrando para o dial convencional e as demais para o FMe, por uma questão local e que depende de acordo entre as rádios.


Cidades que poderão ter seu processo de migração para o FM convencional / foto: tudoradio.com

Na sequência, Thiago Aguiar Soares (representante da Anatel) apresentou informações sobre a revisão e atualização da norma técnica, como o uso do segundo adjacente para a maior acomodação dos canais no FM normal. A agência informou que está realizando estudos para evitar interferências entre os canais (novos e já existentes).

Na palestra da Anatel, foi mostrado que o número de canais para o FM comercial e educativo com a extensão da faixa será de 57 frequências, fora os espaços de Radcom. Os canais 5 e 6 são aqueles da TV analógica que ainda ficarão ativos no interior devido o desligamento que será até 2023. Por isso eles serão desconsiderados nessa primeira canalização do FMe. 


As consultas públicas de canais já confirmadas / foto: tudoradio.com

O engenheiro José Mauro de Ávila (Mega Sistema, AESP/SET, que ministrou a palestra “Impactos na Transmissão e Recepção”) destacou os problemas de intermodulação da dificuldade que vai ser, segundos ps fabricantes de filtros, em fornecer os filtros com 400 KHz de espaçamento. Segundo o engenheiro, dos três fabricantes americanos consultados, ninguém faz filtro com este espaçamento. A distância ideal entre as frequências é de 800 KHz, sendo quanto maior, melhor.

Tratas-se de um alerta para Anatel, com a finalidade de que a agência leve em consideração os produtos de intermodulação que podem ser gerados caso o uso do segundo adjacente for aprovado e da impossibilidade técnica e dos custos para instalar os filtros.

Outros dois painéis também serão realizados durante o Dia do Rádio. Confira a programação aqui

Colaboração de Daniel Starck

Clique aqui e acompanhe a cobertura do tudoradio.com sobre o SET EXPO 2018

Tags: Rádio, SET EXPO, radiodifusão, tecnologia, São Paulo, congresso, feira

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.