Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2018 @ 15:11

SET Expo 2018 | Migração AM-FM é destaque no primeiro painel do “Dia do Rádio” no SET EXPO 2018

São Paulo – Entre os destaques, está a canalização do FMe e o uso do chamado segundo adjacente

Publicidade

O SET EXPO 2018, que está sendo realizado no Expo Center Norte, na capital paulista, teve na manhã desta quarta-feira (29) o Dia do Rádio. Especialistas ministraram painéis sobre o meio e o destaque do primeiro do dia foi a migração AM-FM. Entre os assuntos abordados, estiveram o uso do chamado segundo adjacente e a canalização do FMe (FM estendido, faixa que antes era ocupada pela TV analógica). O painel teve o nome de “Rádio Pós Migração / Redução de Cobertura?”, moderado por Eduardo Cappia (SET, EMC e AESP).

André Cintra (Diretor de Rádios da ABERT) atualizou o panorama sobre a migração AM-FM). Cintra falou sobre o uso do segundo adjacente (por exemplo: o adjacente de 107.1 FM é 107.5 FM). Essa proximidade de dial no mesmo local possibilitou que Belém (PA) tenha a migração na faixa convencional. O processo irá para consulta pública.


Painel sobre a migração AM-FM no "Dia do Rádio" do SET Expo / foto: tudoradio.com

Cintra destacou ainda que o MCTIC deve liberar mais cidades para a realização de audiência pública para aprovação de canais FM para migração. Segundo ele, várias localidades que antes estavam previstas para ter suas rádios no FMe, poderão migrar para o dial convencional (veja o quadro abaixo). Uma exceção, mas que ainda está em estudo segundo André Cintra, é Blumenau, que poderá ter apenas uma rádio migrando para o dial convencional e as demais para o FMe, por uma questão local e que depende de acordo entre as rádios.


Cidades que poderão ter seu processo de migração para o FM convencional / foto: tudoradio.com

Na sequência, Thiago Aguiar Soares (representante da Anatel) apresentou informações sobre a revisão e atualização da norma técnica, como o uso do segundo adjacente para a maior acomodação dos canais no FM normal. A agência informou que está realizando estudos para evitar interferências entre os canais (novos e já existentes).

Na palestra da Anatel, foi mostrado que o número de canais para o FM comercial e educativo com a extensão da faixa será de 57 frequências, fora os espaços de Radcom. Os canais 5 e 6 são aqueles da TV analógica que ainda ficarão ativos no interior devido o desligamento que será até 2023. Por isso eles serão desconsiderados nessa primeira canalização do FMe. 


As consultas públicas de canais já confirmadas / foto: tudoradio.com

O engenheiro José Mauro de Ávila (Mega Sistema, AESP/SET, que ministrou a palestra “Impactos na Transmissão e Recepção”) destacou os problemas de intermodulação da dificuldade que vai ser, segundos ps fabricantes de filtros, em fornecer os filtros com 400 KHz de espaçamento. Segundo o engenheiro, dos três fabricantes americanos consultados, ninguém faz filtro com este espaçamento. A distância ideal entre as frequências é de 800 KHz, sendo quanto maior, melhor.

Tratas-se de um alerta para Anatel, com a finalidade de que a agência leve em consideração os produtos de intermodulação que podem ser gerados caso o uso do segundo adjacente for aprovado e da impossibilidade técnica e dos custos para instalar os filtros.

Outros dois painéis também serão realizados durante o Dia do Rádio. Confira a programação aqui

Colaboração de Daniel Starck

Clique aqui e acompanhe a cobertura do tudoradio.com sobre o SET EXPO 2018

Tags: Rádio, SET EXPO, radiodifusão, tecnologia, São Paulo, congresso, feira

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.