Terça-Feira, 06 de Novembro de 2018 @ 17:19
Rio de Janeiro – Emissoras AM que abrigavam a Rádio Globo e a CBN no Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram retiradas do dial
O Diário Oficial da União desta terça-feira (6) publicou três portarias que extinguiram as emissoras AM do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Com isso, ficam oficialmente extintas as rádios Globo AM 1220 e CBN AM 860 do Rio de Janeiro e a CBN AM 1150 de Belo Horizonte.
O processo de desligamento das emissoras ocorreu em setembro. Alegando incompatibilidade com a faixa AM e também como já presente com suas bandeiras em FM nas três praças, O SGR anunciou que iria desligar as estações no dia 1º de setembro.
No final de setembro, o Sistema Globo de Rádio promoveu a derrubada da torre que sustentava as antenas da Rádio Globo AM 1220 e CBN AM 860 do Rio de Janeiro. Apenas a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo permanece no ar.
O Diário Oficial da União publicou a portaria que extingue as três rádios AMs do SGR. Como as portarias passam a valer na data de publicação, os canais foram retirados do Plano Básico da Anatel.
Segundo informações extraoficiais obtidas pelo tudoradio.com, a decisão de manter a 1100 AM de São Paulo no ar visa completar a área de cobertura da atual Rádio Globo FM 94.1 da capital paulista. A estação ainda passa por uma série de ajustes técnicos para ampliar a sua capacidade de cobertura em São Paulo e região metropolitana.
Colaboração de Luiz Fernando
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.