Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019 @ 13:06

Panorama: FM Super aparece na liderança geral de audiência na Grande Vitória. Tropical FM e Litoral FM completam o top 3

Vitória - Jovem Pan FM segue próxima do top 5, enquanto a CBN mantém posição de destaque no ranking FM. Estreante Rádio Mix FM já pontua na medição

Publicidade

Vitória, que está entre as 13 praças com pesquisas regulares do Kantar Ibope Media, acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM. O universo de ouvintes teve uma redução em relação ao volume registrado em 2018, porém segue com números expressivos na Grande Vitória. E o top 3 está mais definido. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

adstexto

Na ponta de cima do ranking geral, destaque para o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a FM Super FM 94.5 e 94.1 aparece na liderança geral, rádio de formato popular/sertanejo. A emissora está isolada nessa condição e mantém uma distancia mais segura em relação às concorrentes diretas, isso na comparação com as medições anteriores. 

Na sequência, também com cada uma isolada em sua colocação, a Tropical FM 103.7 (popular/hits) aparece na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Litoral FM 102.3 (popular/hits). As três primeiras colocadas seguem com boa vantagem para as demais FMs capixabas, mas a distância diminuiu em relação às pesquisas anteriores.

Outro detalhe é a presença da Jovem Pan FM 100.1 (jovem/pop) próxima do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora vem de altas em 2018 e nos últimos resultados manteve um volume muito próximo do que já era registrado no final do ano passado, quando o volume de audiência do meio era maior. Ao longo de 2019 a FM tem se posicionado mais próxima das rádios de formato religioso que completam o top 5 (essas que não são assinantes da medição).

Também é destaque a manutenção da CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) na sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que volta a ficar consolidada na posição que costumava ocupar nesse período. Ela é seguida de perto pela Antena 1 FM 106.9, emissora que lidera no formato adulto-contemporâneo em Vitória.

A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), inaugurada apenas em no final de abril (ou seja, a atual medição abrange apenas um mês da FM no ar), já pontua na pesquisa, com um volume de audiência próximo ao de outras estações que possuem mais tempo de operação na Grande Vitória.

No geral, 20 FMs são consideradas na medição na Grande Vitória. E esse número deve aumentar com a migração AM-FM, já influenciado pela presença da Rádio Mix e, em breve, com a Rádio Gazeta FM 97.1 (estreou recentemente na Grande Vitória). 

Veja também:
> Rede Gazeta "liga" 97.1 FM e inicia migração da Rádio Gazeta em Vitória 
> Exclusivo: Após ampliação de porte, 105.7 FM terá outra programação a partir de julho na Grande Vitória 
> Panorama: FM Super se isola na liderança geral de audiência. Litoral FM avança em Vitória 

Importante: entenda o ranking
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21738-panorama-fm-super-aparece-na-lideranca-geral-de-audiencia-na-grande-vitoria-tropical-fm-e-litoral-fm-completam-o-top-3