Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018 @ 10:56
Vitoria - Mercado oscila na comparação com os períodos anteriores. Posições do Top 3 ficam mais definidas
O mercado de Vitória e região metropolitana, uma das praças regulares da pesquisa do Kantar Ibope Media (que tem medição atualizada todos os meses), acompanhou mais um panorama da audiência local. Segundo a pesquisa mais recente, o meio FM recuou na comparação com medições anteriores, mas ocorreram alguns avanços importantes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre setembro a novembro de 2018):
Na liderança geral do FM na Grande Vitória, a FM Super (que atua em 94.1 FM e 94.5 FM, de formato popular/sertanejo) ampliou o seu volume de audiência em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com os resultados anteriores. Ou seja, o avanço (que ignora a atual oscilação negativa do FM) isolou a FM Super na primeira colocação geral, rádio que fecha o ano em alta no mercado capixaba.
Outra emissora que se destacou na atual medição em relação à ampliação do volume de audiência foi a Litoral FM 102.3 (popular/hits). A emissora obteve o maior avanço entre as primeiras colocadas no ranking geral do FM capixaba, mantendo também uma sequência positiva em seus números. Com isso a Litoral FM diminui a distância que a separa da Tropical FM 103.7 (emissora popular/hits que segue isolada na vice-liderança geral e está estável no ranking).
Mais destaques
Após várias altas consecutivas, a Jovem Pan FM 100.1 (jovem/pop) aparece estável, isolada em sexto no ranking geral, o que resulta em um de seus melhores índices de audiência na Grande Vitória. A emissora também observa uma diminuição gradual da distância que a separa para as duas FMs que aparecem à frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estações de perfil religioso/gospel (não assinantes da pesquisa regular).
Também é novidade a presença da CBN FM 92.5 em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora jornalística que trava uma intensa disputa pela colocação com a Antena 1 FM 106.9 (atual líder no formato adulto-contemporâneo na Grande Vitória).
No geral, a maioria das FMs capixabas viram poucas oscilações em seus números gerais.
As demais rádios que completam o "top 10" na Grande Vitória não assinaram a medição, mas seus volumes de audiência são considerados pela pesquisa.
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.
Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Vitória.
FM+Web
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.