Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 @ 15:11

Consulta pública da Anatel mostra canalização com FM estendido, Radcom e FM convencional

Brasília - FM estendido vai de 76.1 FM até 87.3 FM. Radcom será organizando entre 87.5 FM e 87.9 FM. FM convencional inicia em 88.1 FM

Publicidade

A Anatel divulgou a consulta pública sobre a canalização do chamado dial estendido do FM. Já utilizando as faixas que eram utilizadas pelos canais 5 e 6 da TV Analógica, a agência reguladora iniciou o dial em 76.1 FM (canal 141) e segue até 107.9 FM (canal 300). Lançada no dia 14, a consulta estará disponível para sugestões durante 60 dias no site da Anatel.

adstexto

A consulta pública foi aprovada durante reunião do conselho diretor da Anatel na semana passada. Com a liberação dos canais correspondentes ao 5 e 6, serão disponibilizados 57 novos canais para essas emissoras de rádio FM comerciais. Além disso, três desses canais estão destinados para as emissoras de rádio comunitárias.

Veja também:
> Anatel divulga mais quatro canais para migração AM-FM
> Levantamento: Migração AM-FM segue evoluindo no FM convencional e atinge capitais no final de fevereiro 

A canalização dos canais 5 e 6 ficaram da seguinte forma. O FM estendido vai de 76.1 FM até 87.3 FM. As rádios comunitárias irão ocupar as frequências entre 87.5 FM e 87.9 FM. O FM convencional continua com seu início em 88.1 FM.

Durante a reunião da semana passada, o presidente da Anatel, Leonardo Morais, ressaltou que essa mudança vai possibilitar a reinvenção das rádios AM. "As emissoras em OM desde 2013 ansiosamente aguardam a oportunidade de adaptar suas outorgas. Isso porque, para elas, a migração é um passo essencial para a sua sobrevivência no concorrido mercado de comunicações eletrônicas de massa", frisou.

Com a liberação da faixa estendida, a Anatel vai resolver os mais de 400 pedidos de migração que emissoras de regiões mais populosas que concentram grande número de rádios no dial convencional. 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21769-consulta-publica-da-anatel-mostra-canalizacao-com-fm-estendido-radcom-e-fm-convencional